MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 15 de outubro de 2011

Países manifestam 'preocupação' na OMC com aumento de IPI no Brasil

 

Itamaraty nega que medida seja reclamação formal contra o país.
Aumento do IPI, anunciado em setembro, atinge carros importados.

Fábio Amato Do G1, em Brasília
Países como Japão, Coréia do Sul e Estados Unidos manifestaram nesta sexta-feira (14), durante reunião do Comitê de Acesso ao Mercado da Organização Mundial do Comércio (OMC), “preocupação” com a decisão do governo brasileiro de aumentar o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) dos carros importados, informou ao G1 o Ministério das Relações Exteriores.
O Comitê de Acesso ao Mercado é o foro da OMC para discussão sobre medidas comerciais aplicadas pelos países. O Itamaraty negou que os países tenham formalizado queixa contra o Brasil no organismo.
Entretanto, nada impede que isso aconteça no futuro. A discussão dentro do comitê, aliás, pode ser o primeiro passo para a abertura de uma disputa comercial. Essa foi a primeira vez que o aumento do IPI foi discutido dentro da OMC.
Além de Japão, Coréia do Sul e Estados Unidos, a União Européia e a Austrália também manifestaram preocupação com o impacto nas suas exportações de veículos do aumento de 30 pontos percentuais no IPI cobrado sobre carros importados vendidos no Brasil. A medida foi anunciada no dia 15 de setembro.
O Itamaraty informou ainda que tomou conhecimento na quinta-feira da manifestação que os países fariam durante a reunião do comitê. E que se colocou à disposição das delegações para reuniões bilaterais como o objetivo de esclarecer a medida. Ainda de acordo com o Itamaraty, durante a reunião desta sexta-feira o Brasil deixou claro que trata-se de um aumento temporário (vale até 31 de dezembro) e que o país não pretende, com a decisão reduzir, o comércio internacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário