MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

PAIS SEM SEGURANÇA, SAÚDE E EDUCAÇÃO E O GOVERNO SÓ PENSA NA COPA

SP registra 727 ataques a caixas eletrônicos em 2011, diz governo

Secretaria registra queda nos casos desse tipo de crime no estado.
Em março, foram 158 violações aos terminais bancários.

Do G1 SP
Danos provocados por explosão de caixa eletrônico em SP (Foto: Ale Vianna/News Free/AE)Danos provocados por explosão de caixa eletrônico
em SP (Foto: Ale Vianna/News Free/AE)
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou nesta sexta-feira (14) que o estado de São Paulo registrou de janeiro a setembro 727 ataques a caixas-eletrônicos. Em março, quando essa modalidade de crime atingiu o seu número mais elevado, foram 128 ataques. Após esse pico, uma tendência de queda foi observada. Em setembro, foram 51 casos.
Na capital paulista a redução dos ataques foi a mais sensível. Em fevereiro, a Polícia Civil registrou 52 ocorrências do tipo na cidade. Em setembro, apenas três, o que equivale a uma diminuição de 94,3%.

O total de ataques a caixas eletrônicos na capital em 2011 também é menor que nos primeiros nove meses de 2010. Este ano, foram registrados 223 crimes desta modalidade na cidade de São Paulo, contra 290 até setembro de 2010.
MêsViolações a caixas eletrônicos no estado de SP
janeiro74
fevereiro126
março128
abril105
maio52
junho38
julho54
agosto99
setembro51
A segunda região a diminuir os ataques a caixas eletrônicos foi a Grande São Paulo. Em abril, os 38 municípios da região metropolitana registraram 38 ataques a caixas eletrônicos, contra 10 em setembro, o que representa uma diminuição de 73,7%.
No interior, a tendência de redução só começou a ser observada em setembro. Em agosto, foi registrado o maior número de crimes desta modalidade no ano: 65 casos, que caíram para 38 em setembro, um recuo de 41,6%.

“Os casos registrados de janeiro a abril foram concentrados na maioria na capital. Nós fizemos uma atuação fortíssima no policiamento e os crimes começaram a acontecer no interior do estado”, afirmou o coronel Wagner Cesar Gomes Oliveira, que é coordenador operacional da Polícia Militar. Oliveira afirmou que os ataques a caixas eletrônicos foram registrados principalmente nas cidades de Piracicaba, Campinas e Santos. “ São cidades grandes e ricas”, observou.

Uso de explosivosEm 29,8% das violações dos caixas, os criminosos recorreram aos explosivos. O ápice na utilização de explosivos para violar os caixas atingiu foi nos meses de maio (36) e agosto (37). Na maioria das vezes, os furtos foram praticados sem uso de explosivos, através de brocas, maçaricos e da retirada dos caixas. Houve 217 casos de explosão dos caixas e 510 com utilização de outros meios.
A polícia também registrou um aumento no número de tentativas de roubo mal-sucedidas. De janeiro a abril, 73,6% dos ataques foram consumados, segundo a SSP. Em 26,4% dos casos, os criminosos conseguiram levar o dinheiro. Porém, de maio a setembro, houve uma inversão: 59,1% dos ataques não chegaram a ser consumados. Os casos consumados alcançaram 40,9% do total.
De acordo com o coordenador operacional da Polícia Militar, a cidade possui 10.463 postos de atendimento bancário eletrônico. No estado, existem 6.683 agências bancárias. “O grupo de trabalho que envolve Polícia Militar, Polícia Civil e a Febraban está fazendo um estudo sobre o grau de vulnerabilidade dos caixas eletrônicos. A ideia é sugerir o fechamento de alguns deles que estão localizados em pontos críticos. No futuro, antes de instalar o caixa eletrônico, será possível consultar a PM para saber se o local é apropriado”, afirmou Gomes Oliveira.
As investigações, feitas pelo Departamento de Investigações sobre Crime Organizado (DEIC) e pela Corregedoria da Polícia Militar, resultaram em 48 prisões, sendo que 13 de policiais militares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário