MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Ônibus vai levar atendimento contra o câncer a cidades do interior de MS

 

Viagens devem começar em novembro, pela cidade de Camapuã.
Ideia é combater o câncer nas cidades que não contam com tratamento.

Do G1 MS
Ônibus vai fazer atendimento itinerante contra o câncer em MS (Foto: Divulgação/Cassems)Ônibus vai fazer atendimento itinerante contra o
câncer em MS (Foto: Divulgação/Cassems)
A partir do mês de novembro, as cidades do interior de Mato Grosso do Sul que não têm tratamento contra o câncer vão receber a visita de uma unidade móvel de atendimento contra a doença, o "Ônibus da Saúde". O projeto é uma parceria do Hospital do Câncer Alfredo Abrão, em Campo Grande e da Caixa de Assistência dos Servidores de Mato Grosso do Sul (Cassems). Serão atendidos gratuitamente, tanto funcionários públicos estaduais, quanto a população em geral.
Segundo a Cassems, há um crescimento relevante nos números de associadas com casos de câncer de mama e útero. Dos quase mil tratamentos relacionados à doença, cerca de 30% são vítimas do câncer de mama. Boa parte das mulheres não tem feito exames preventivos.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, estima-se que a cada ano, 140 mil pessoas são vítimas da doença no Brasil e 500 mil novos casos são diagnosticados. De todas as mortes registrados no país, 13,7% estão relacionados com o câncer.
Conforme o Ministério da Saúde, o número de mulheres que morreram por conta do câncer aumentou 45% em dez anos, subindo de 8.104 casos em 1998, para 11.813 em 2008.
Ainda segundo a Cassems, o objetivo do ônibus é realizar os procedimentos que hoje são escassos no interior, percorrendo o estado, para que as chances de cura possam ser maiores. No Hospital do Câncer são realizados 12 mil consultas por mês, além de cinco mil procedimentos.
A unidade itinerante de prevenção e tratamento de oncologia dividirá seus atendimentos entre a população do interior do estado e os beneficiários Cassems desta região, podendo atender até cinco mil servidores públicos por ano.
Conforme a Caixa de Assistência, o ônibus será dividido entre a sala de exames, ginecológicos, sala de mamografia, consultório médico e centro para pequenas cirurgias. Ele contará também com uma equipe de 12 profissionais, que participarão diretamente do atendimento, além de uma equipe com 70 pessoas cadastradas para dar suporte durante as viagens, em forma de rodízio.
Roteiro
Segundo a Cassems, as três primeiras viagens já tem destino certo. No dia 19 de novembro, o ônibus estreará na cidade de Camapuã, distante 135 quilômetros de Campo Grande. Seu segundo local de atendimento será Rio Verde de Mato Grosso, a 194 quilômetros de Campo Grande, no dia 3 de dezembro. E no dia 10 de dezembro, a unidade deve chegar para atender a população de Miranda, cidade a 203 quilômetros da capital sul-mato-grossense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário