MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

O GOVERNADOR DO AMAZONAS, APRESIDENTE DE DIREITO E O PRESIDENTE DE FATO

Dilma assina proposta que prorroga vigência da Zona Franca de Manaus

Ela ainda aprovou expansão da Zona Franca para região metropolitana.
Ao lado de Lula, em Manaus, presidente inaugurou ponte sobre o rio Negro.

Do G1, em Brasília e em Manaus
A presidente Dilma Rousseff assinou nesta segunda-feira (24), em viagem ao Amazonas, Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que prorroga por mais 50 anos a vigência da Zona Franca de Manaus. Promessa de campanha de Dilma, o projeto, que também prevê a extensão da zona franca para a região metropolitana da capital amazonense, precisa ser aprovado ainda por Câmara e Senado para entrar em vigor.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao lado da presidente Dilma Rousseff durante cerimônia em Manaus (Foto: Roberto Stuckert Filho / Presidência)O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao lado da presidente Dilma Rousseff e do governador do Amazonas, Omar Aziz, durante cerimônia em Manaus (Foto: Roberto Stuckert Filho / Presidência)
A decisão já havia sido anunciada em sua última viagem a Manaus, em setembro, quando a presidente havia afirmado que a prorrogação do prazo era um "compromisso de honra". Na ocasião, não chegou a estabelecer prazo para a medida. Atualmente, os incentivos da Zona Franca vencem em 2023.
"A Zona Franca, que o presidente Lula, quando ela estava praticamente sendo enterrada pelos governos anteriores, prorrogou a primeira vez. E agora damos continuidade a isso", disse, durante seu discurso na cerimônia de inauguração da ponte Rio Negro, que liga a cidade de Manaus a Iranduba. A obra, que havia sido iniciada durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, demorou três anos para ser entregue em meio a impasses ambientais.
Na mesma ocasião, Dilma defendeu conciliar desenvolvimento e meio ambiente e destacou a importância de obras de desenvolvimento na preservação do patrimônio ambiental da região.
Lula, que também estava presente, fez breve discurso. Citou a importância da obra para a região e exaltou o papel feminino na política.
Dilma em Manaus (Foto: Carlos Eduardo Matos/G1 AM)Dilma em Manaus (Foto: Carlos Eduardo Matos
/ G1 AM)
Ponte Rio Negro
A Ponte Rio Negro vai ligar Manaus a Iranduba e tem 3.595 metros de comprimento. A ligação foi realizada sob o custo total de R$ 1,099 bilhão e levou quase quatro anos para ser concluída. Para os amazonenses, é a obra mais aguardada dos últimos anos e representa novas alternativas de desenvolvimento.
Com a Ponte, a integração da Região Metropolitana de Manaus (RMM) se transformará em uma realidade em termos de logística. A ponte será um incentivo a projetos de infraestrutura para o outro lado do Rio Negro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário