MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Novo sistema de controle aéreo na Amazônia deve operar em 2012

 

Sistema já está em funcionamento no Cindacta de Curitiba
Controlador de voo de Manaus começa a receber treinamento em outubro.

Andrezza Lifsitch Do G1 AM
Pilotos e controladores de voos do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta IV), no Amazonas, serão treinados, a partir desse mês, para operar o novo sistema de controle do tráfego aéreo no céu da Amazônia. O Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatórios de Interesse Operacional (Sagitário) deverá estar em funcionamento em 2012, segundo a Força Aérea Brasileira (FAB).
O sistema, desenvolvido há dois anos pela empresa brasileira Atech, em parceria do Ministério da Ciência e Tecnologia e do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), marca os avanços tecnológicos na comunicação entre controladores e pilotos e na vigilância do tráfego aéreo do país.
De acordo com o departamento de comunicação do Cindacta IV, o Sagitário oferece maior autonomia ao operador e permite maior eficiência no comando e controle para a tomada de decisões. O software aumenta a segurança e a fluidez do tráfego, inclusive em áreas de grande quantidade de voos.
O software atua na identificação preventiva de situações de conflitos ou riscos no ar. Por meio do novo método de monitoramento, o operador pode alterar graficamente uma rota de voo ou estabelecer novas rotas para solucionar as situações de conflito entre as aeronaves, por exemplo. Outro recurso diz respeito ao envio mensagens semelhantes a um SMS de celular para os pilotos.
Segundo o comandante do Cindacta V, brigadeiro José Alves Candez Neto, o crescimento econômico do país, principalmente do turismo na Amazônia e no Pantanal, além da realização dos jogos da Copa de 2014 no Brasil, justificam a implementação do novo sistema.
“A exigência da sociedade por serviços cada vez melhores também são motivos para as mudanças no atual quadro de distribuição de cidades apoiadas por aeronaves comerciais”, disse. Segundo ele, a partir de outubro, controladores de voos de Manaus começam a receber treinamento para o uso do novo sistema.
O Sagitário já está em funcionamento em Curitiba, desde o segundo semestre do ano passado, e neste ano passou a atender o Cindacta III, no Recife. “Em Manaus, a partir de outubro iniciam-se os treinamentos dos controladores, para que, em junho de 2012, o Cindacta V possa empregar a nova ferramenta, completamente brasileira no controle do espaço aéreo da Amazônia”, afirmou.
Espaço aéreo
O novo sistema de gerenciamento vai antecipar as necessidades de controle do espaço aéreo brasileiro com as projeções de crescimento do tráfego aéreo no país, que registra média de 4 mil voos diários. Segundo dados da International Air Transport Association (Iata), o tráfego deve crescer de 8% a 10% em nos próximos anos. Até 2025, o movimento de voos deve crescer 239%, segundo previsão da Organização da Aviação Civil Internacional (Oaci).

Nenhum comentário:

Postar um comentário