MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 18 de outubro de 2011

No PR, criadores de bicho da seda comemoram alta no preço

 

Momento é de recuperação da atividade e dos investimentos.
Muitos agricultores estão apostando na ampliação do negócio.

Do Globo Rural
No município de Nova Esperança, região noroeste do Paraná, o agricultor Mário Teruo Oshiro está confiante no resultado da nova safra. Ele aumentou a plantação de amoras para alimentar as larvas e construiu o terceiro barracão para a criação do bicho da seda. “Do ano passado para cá, melhorou o preço. Eu creio que em dois ou três anos eu recupero o que eu investi no novo barracão”, conta animado.
A empolgação do produtor não está só no bom preço, que é reflexo do mercado têxtil aquecido. Ele acredita que o bom momento comporte o mercado em expansão.
O Paraná é o mais importante produtor brasileiro do bicho da seda, responde por mais de 90% da produção nacional, segundo a Secretaria Estadual de Agricultura. Mato Grosso do Sul e São Paulo são outros estados que se destacam na atividade.
Os incentivos para aumentar ainda mais a produção e o mercado garantido têm atraído muitos produtores. Nesta safra, a expectativa é de que sejam produzidos 3,2 milhões de toneladas de casulos no estado, 8% a mais do que no ano passado.
O preço médio pago pelo quilo do casulo é de R$ 10,50, quase R$ 3 a mais do que a média da última safra. Alguns produtores conseguem ganhar ainda mais, dependendo da classificação e do manejo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário