MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 22 de outubro de 2011

'Não quero ficar entre os últimos', diz costureira que faz o Enem em MS

Candidatos mais experientes demonstram confiança em bom desempenho.
Em todo o estado, 121.612 candidatos estão inscritos para as provas.

Ricardo Campos Jr Do G1 MS
A costureira Luciana Coltri Breve, de 40 anos, fez o Enem em Campo Grande, MS (Foto: Ricardo Campos Jr./G1 MS)A costureira Luciana Coltri Breve, de 40 anos
(Foto: Ricardo Campos Jr./G1 MS)
Em Campo Grande, candidatos com mais de 30 anos demonstraram muita confiança na manhã deste sábado (22) na chegada aos locais onde farão as primeiras provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A costureira Luciana Coltri Breve, de 40 anos, por exemplo, disse ao G1 que não tem medo da concorrência com mais jovens. “Sou boa naquilo que faço e quando decido fazer alguma coisa não é para ficar entre os últimos”, diz ela.
Ela diz que em 2010 tentou fazer o Enem mas acabou chegando atrasada e perdeu a prova. “Desta vez eu vim mais cedo. Procurei saber antes quais os ônibus que passam perto e me programei melhor”, comentou, completando que pretende fazer o curso de Serviço Social.
Outra candidata confiante é a profissional liberal Silvana Sanches, de 30 anos. Ela diz que já cursa a faculdade de Serviço Social e que está participando do Enem este ano para que possa se inscrever no Programa Universidade para Todos (Prouni) e conseguir um bolsa de estudos. “Na hora da prova não pode ficar com neura. A fobia só atrapalha o candidato”, avalia.
Lucélia de Oliveira, de 30 anos, vai fazer o Enem pela segunda vez, em Campo Grande, MS (Foto: Ricardo Campos Jr./G1 MS)Lucélia de Oliveira, de 30 anos, faz o Enem pela
segunda vez (Foto: Ricardo Campos Jr./G1 MS)
Já Lucélia de Oliveira, também de 30 anos, vai fazer o Enem pela segunda vez. Seu objetivo é conseguir uma boa nota e assegurar vaga em uma universidade em Mato Grosso do Sul no curso de Agronomia. “No ano passado até consegui uma vaga, mas era em outro estado e não consegui cursar. Desta vez me preparei melhor, estudei em casa”, diz.
Por outro lado Simara Freitas, de 53 anos, que é deficiente física, revela que fez um cursinho preparatório para o Enem. “Não tenho medo da concorrência. Depois dos 30 alguma coisa sempre dá certo. Não espero que a prova seja fácil, mas conto com muita calma para fazê-la”.
Simara Freitas, de 53 anos,  fez cursinho preparatório para o Enem, em Campo Grande, MS (Foto: Ricardo Campos Jr./G1 MS)Simara Freitas, de 53 anos, fez cursinho
preparatório (Foto: Ricardo Campos Jr./G1 MS)
Em todo o estado, 121.612 candidatos estão inscritos para as provas do Enem. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), Campo Grande é a cidade com mais participantes, 49.866. Com mais de oito mil, o Centro Universitário Anhanguera/Uniderp será a instituição que receberá o maior número de candidatos, seguido da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), com mais de três mil.
De acordo com o Inep, o primeiro dia terá provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, que terão 4h30 de duração. Já no segundo dia, o conteúdo será Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias, com 5h30 de duração.
Chegada dos candidatos inscritos para o Enem em Campo Grande, MS (Foto: Ricardo Campos Jr./G1 MS)Chegada dos candidatos inscritos para o Enem em Campo Grande (Foto: Ricardo Campos Jr./G1 MS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário