MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Moradores de áreas rurais do DF estão preocupados com a chuva

 

Produtores rurais usam sistema alternativo para captar água da chuva.
Áreas de contenção são construídas para evitar poluição dos mananciais.

Do G1 DF, com informações do Bom Dia DF
Com o início da temporada chuvosa, os moradores dos núcleos rurais do Distrito Federal estão preocupados com a manutenção das estradas de terra e, principalmente, com a proteção dos mananciais.
A  Associação de Produtores do Núcleo Rural do Lago Oeste tomou algumas iniciativas para melhorar a situação das ruas da região onde moram. Para escoar a água da chuva, por exemplo, eles construíram lombadas que levam a água para uma outra área. De acordo com o presidente da associação, a solução evita que as ruas fiquem esburacadas.
Alguns produtores buscaram soluções criativas dentro de suas propriedades. É o caso de Wilson Auerwald, que construiu um tanque com tijolos furados para evitar que a água fique acumulada no quintal de sua casa. Ele explica que a água cai nesse local e é absorvida pelo solo. Segundo Auerwald, a terra fica mais fértil e ajuda a adubar a terra.

O produtor rural Fernando Corassa usa o sistema de captação da água da chuva e está satisfeito. "Fica tudo maravilhoso, fica verdinho, bonito. As plantas rejuvenescem e florecem. É uma coisa maravilhosa".
No Núcleo Rural de Pepiripau, em Planaltina, serão construídos oito mil 'baciões', áreas de contenção, que evitam que a sujeira carregada pela chuva seja levado para os mananciais.

As barreiras podem ser feitas dentro das propriedades. Segundo Geraldo Magela, gerente do núcleo rural de Pepiripau, o sistema funciona de forma simples. "A água que escorreria na estrada vai para dentro dos baciões. Em seguida, é infiltrada e, aos poucos, vai para as nascentes, para os mananciais. Com isso, as nascentes, que às vezes estavam adormecidas, voltam a brotar novamente".
A associação do Núcleo Rural do Lago Oeste está aguardando a autorização do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) para renovar os 'baciões' construídos nas ruas internas do setor de chácaras.
Segundo especialistas, essas iniciativas são sempre positivas. Eles alertam, no entanto, que é preciso fazer os projetos na época da seca já que, no período chuvoso, os tratores não conseguem fazer a escavação.
A responsabilidade pela abertura das áreas de contenção nas estradas é do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF).

Nenhum comentário:

Postar um comentário