MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Médica dá dicas para evitar crises de asma na 'estação dos ventos' no CE

 

Ventos fortes de setembro a dezembro elevam crises de asma no Ceará.
Em setembro, Hospital Infantil Albert Sabin atendeu 300 casos de crise.

Do G1 CE, com informações da TV Verdes Mares
A incidência de crises asmáticas aumenta no Ceará entre os meses setembro e dezembro por conta dos ventos fortes, de acordo com a médica Patrícia Jereissati, do Hospital Infantil Albert Sabin, em Fortaleza.
A crise asmática pode ser desencadeada por virose ou poeira em ambiente domiciliar, mas só se manifesta em pessoas que têm predisposição genética, de acordo com médicos. A doença não tem cura e costuma se manifestar nos primeiros anos de vida.
De acordo com a médica Patrícia, para evitar ou retardar manifestações de crises asmáticas, a mãe deve amamentar com leite materno a criança. “O aleitamento materno é muito importante para quem tem disposição genética para asma porque retarda o aparecimento da asma ou até evita, porque o leite materno tem fatores de proteção”, explica a médica.
Além do aleitamento, médicos alertam para evitar ursos de pelúcia, cortinas, tapetes, carpetes e outros itens de casa que acumulam poeira. É necessários limpar a casa diariamente com pano úmido.
Nessa época do ano, com ventos mais forte e ar mais seco, a incidência aumenta e os médicos alertam para redobrar o cuidado. Em setembro, o Hospital Infantil Albert Sabin atendeu 300 crianças com a doença. Na última semana, foram 80 casos.
Os sintomas da crise, de acordo com a médica Patrícia Jereissati, são torce, cansaço e indisposição. “A criança fica cansada, não consegue falar, não consegue nem comer. Dependendo do grau da crise, a criança falta a escola e torce muito à noite”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário