MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Manifestantes protestam contra construção de termelétrica em PE

 

Suape III será a maior usina do mundo movida a óleo.
Ambientalistas reclamam da liberação de gás carbônico.

Do G1 PE
Manifestantes protestaram na manhã desta sexta-feira (7) contra a construção de uma usina termelétrica no complexo de Suape, no Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife. Moradores e ambientalistas se reuniram no centro da cidade, em frente à estação do metrô. Eles afirmam que a Suape III, que será a maior usina movida a óleo do mundo e prejudicará o meio ambiente.

A termelétrica foi leiloada em 2008 e deve começar a funcionar em 2013. O local exato em que será construída ainda não foi definido. Os ambientalistas afirmam que este tipo de usina é poluente porque despeja na atmosfera uma carga muito grande de gás carbônico. "Nós somos contra porque trata-se da termelétrica mais poluidora do mundo, reprovada em vários países”, argumenta Jairo Lima, do Grupo Ambientalista Eco Vida. “Ela usa um combustível que emite muitas substâncias danosas à saúde”, afirma Heitor Scalabrini, físico e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

A Suape III funcionará como usina de reserva, assim como a Companhia Energética de Petrolina (CEP), que foi construída às margens do Rio São Francisco. Ela só será acionada em caso de problemas no abastecimento de energia. De acordo com o grupo Bertin, que venceu o leilão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para implantar cinco térmicas no estado, a usina de Petrolina foi acionada duas vezes em oito anos.

A estimativa da Secretaria Recursos Hídricos e Energéticos do Estado é de que, em dez anos, a usina trabalhe apenas alguns meses, o que representa entre 1% e 8 % do tempo em que ela estará disponível. “O que os ambientalistas estão esquecendo é que se um dia essa usina precisar rodar 24 horas é porque temos um caos no setor elétrico. E se assim for vamos agradecer ter essa usina aqui”, defende o secretário de Recursos Hídricos João Bosco de Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário