MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Mais um morador capixaba encontra tecido hospitalar em forro de roupa

 

Marca de hospital de São Paulo foi encontrada em forro de bermuda.
Loja onde peça foi comprada, em 2010, informou que não vai se pronunciar.

Do G1 ES, com informações da TV Gazeta
Mais um morador capixaba encontrou a marca de um hospital na roupa. Dessa vez, foi no forro de uma bermuda que a auxiliar administrativa Angélica Moreira viu escrito o nome Hospital Darcy Vargas, que fica no bairro Morumbi, em São Paulo. O Hospital Infantil Darcy Vargas abriu apuração para rastrear como seu enxoval hospitalar chegou a Vitória.
Como o marido já usou a peça várias vezes, Angélica se mostra preocupada com a saúde da família. "Quando estava lavando a bermuda, eu vi a marca do hospital. A princípio, achei o fato curioso, mas acompanhei a repercussão do fato na televisão e foi aí que a ficha caiu. Independente de ser uma roupa de adulto, eu tenho filhos. Por isso fico preocupada com a imunidade das crianças. Também me sinto lesada como consumidora, porque eu paguei pela peça e não sei quem lucrou com isso", declara a auxiliar administrativa
A bermuda foi comprada em uma loja do Centro de Vitória, em agosto de 2010, mas o gerente do estabelecimento disse que desconhecia o ocorrido e informou que ninguém vai falar sobre o assunto.
Segundo nota da assessoria de imprensa do Hospital Infantil Darcy Vargas, uma das hipóteses em investigação é que o material em questão tenha sido devolvido a um fornecedor que não atendeu a especificações técnicas feitas pelo hospital no processo de compra do item. Neste caso, o enxoval não teria sido utilizado dentro do hospital. A assessoria do hospital  informou que não doa e nem comercializa seus enxovais.
Na nota, a assessoria ressalta que o Hospital Darcy Vargas mantém rigoroso processo de higienização de seu enxoval, em lavanderia hospitalar terceirizada, atendendo todas as normatizações da Vigilância Sanitária com relação ao descarte dos itens.
Esse é o segundo caso no Espírito Santo. Em Mantenópolis, na região Noroeste, um comerciante comprou um lote de calças vindas de Pernambuco. Uma das peças tinha o bolso feito com o tecido da Santa Casa de Belo Horizonte. O homem disse que o bolso também está manchado de sangue.
Anvisa
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que o reaproveitamento de lençóis de hospitais brasileiros não é um problema, desde que o descarte do material seja feita de acordo com as regras sanitárias do país.
Outros casos
Casos semelhantes aconteceram em outros estados. Em Caruaru, Pernambuco, um morador também olhou o bolso da calça e viu o carimbo do Hospital São Lucas, de Belo Horizonte. O grupo Santa Casa, responsável pela instituição, informou que não tem conhecimento desses tecidos e que o descarte do material hospitalar segue as normas do Ministério da Saúde.
Na Paraíba, um motorista comprou um lençol de um vendedor ambulante com a marca de um hospital americano. A Polícia Federal instaurou um inquérito para apurar as responsabilidades pelo desembarque de contêineres com lixo hospitalar vindos dos Estados Unidos. O FBI, a polícia federal dos Estados Unidos, se dispôs a colaborar com as investigações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário