MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Luta contra câncer de mama reúne dezenas em Caminhada Rosa em MT

 

Atividade faz parte das comemorações mundiais do Outubro Rosa.
Portadores da doença e voluntários se uniram na luta contra o câncer.

Do G1 MT
Caminhada Rosa (Foto: Leandra Ribeiro/G1)Atividade foi realizada no Parque Mãe Bonifácia em
Cuiabá. (Foto: Leandra Ribeiro/G1)
Dezenas de pessoas acordaram cedo e se reuniram na manhã desta quarta-feira (12) no Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá, para participar da 1ª Caminhada Amigos do Peito. O evento faz parte da programação do Outubro Rosa, que pretende alertar a população para o combate ao câncer de mama.
A presidente da Associação de Trabalhadores Voluntários Contra o Câncer de Mama em Mato Grosso (MT-MAMMA), Gisele Rios, disse ao G1 que o evento quer sobretudo chamar a atenção para ações de detecção e tratamento do câncer de mama, além de estimular a prática de exercícios para a melhoria da qualidade de vida.
“Hoje a associação conta com mais de 90 pessoas assistidas, que estão em tratamento, e pelo menos 30 voluntários ativos. E todos estão engajados nessa ação inédita. A caminhada é a primeira vez que acontece e tem tudo a ver com a alegria de viver. Queremos distribuir o rosa no parque em forma de alerta e também de amor para essas pessoas”.
Para Eliamar Galdino Figueiredo, de 45 anos, a caminhada representa um novo estilo de vida que começou há sete meses com o tratamento contra o câncer de mama. Há um ano ela descobriu que tinha a doença e afirma que teve dificuldades para lidar com a doença. No entanto, com o apoio da MT-MAMMA, Eliamar se adaptou à nova realidade.
“Quando eu descobri que estava com câncer, já era tarde. Nunca fiz o auto exame, então foi perca total e me entreguei completamente. Mas hoje é diferente. Hoje eu quero viver”, disse, ao G1. Eliamar explica que conheceu a associação por meio do projeto Café com Carinho, desenvolvido no Hospital do Câncer de Cuiabá.
Para Maria de Jesus, de 41 anos, que também participou do evento no parque nesta manhã, a Caminhada Amigos do Peito incentiva a busca por orientação médica, principalmente no caso do câncer de mama. “Não tenho nenhum caso na minha família de alguém que tenha câncer de mama. Mas hoje, ao chegar ao parque, me deparei com o evento e achei importante. Hoje em dia, o câncer é um problema tão comum que não abala mais como antes. Mas esse evento serve para chamar atenção para isso”, disse a pedagoga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário