MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Índios invadem fazendas e levam 600 cabeças de gado em MT, diz Funai

 

Índios também mantiveram quatro homens reféns dentro da aldeia.
Eles exigem a retirada de fazendeiros e são contrários à instalação de usina.

Dhiego Maia Do G1 MT
Índios da etnia Tapirapé localizados na Terra Indígena Urubu Branco, no município de Confresa, a 1.160 quilômetros de Cuiabá, invadiram nesta quarta-feira (19) duas fazendas instaladas dentro da terra indígena e levaram cerca de 600 cabeças de gado para a aldeia. Segundo a Fundação Nacional do Índio (Funai), a atitude dos indígenas é uma forma de protesto para reivindicar a retirada de fazendeiros da região. Os índios também são contrários à construção da usina hidrelétrica São Manuel, no Rio Telles Pires.
A Polícia Federal do município de Barra do Garças, a 516 km da capital, confirmou ao G1 o envio de uma equipe de policiais para intermediar a situação. De acordo com o delegado Bruno Rodrigues, da PF, os fazendeiros alegam que vivem no local desde antes da demarcação da terra e resistem em deixar a região. A Polícia Militar de Confresa faz policiamento preventivo na aldeia e teme a revolta dos fazendeiros.
RefénsOs indígenas também mantiveram reféns por dois dias cinco técnicos da Fundação Nacional do Índio (Funai) e mais dois engenheiros da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Eles foram libertados na noite desta terça-feira (18). Ao G1, a assessoria de imprensa da Funai informou que os reféns apenas ficaram impedidos de sair da aldeia, mas receberam água e comida nos dois dias. Nenhum deles sofreu ferimentos.

Os funcionários da Funai e mais dois engenheiros da EPE estavam na aldeia para apresentar aos indígenas o projeto de instalação da usina hidrelétrica São Manuel. Segundo a assessoria de imprensa da EPE , a ida dos engenheiros à aldeia faz parte de um roteiro de audiências públicas que serão realizadas. A usina deve gerar 700 megawatts de energia.
Demarcação das terras
A Funai informou que obteve recentemente decisão favorável da Justiça para dar prosseguimento ao processo de demarcação da área em litígio onde estão os fazendeiros. A Fundação enfatizou que vai divulgar um edital ainda este ano para contratar uma empresa que será responsável pela demarcação das terras. Esta informação será encaminhada aos índios ainda nesta quarta-feira e, pela previsão do órgão, pode por fim ao impasse.
ConflitosApesar de demarcada, a Terra Indígena Urubu Branco é palco constante de conflitos fundiários entre índios e  fazendeiros. Na semana passada, cinco pessoas foram presas suspeitas de retirar madeira de forma ilegal na área indígena. Segundo a Polícia Federal, os suspeitos chegaram a montar um acampamento dentro da mata para dar apoio à atividade ilegal. Todos os anos, madeireiras e garimpos foram fechados pela Polícia Federal nas terras da Urubu Branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário