MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Gastronomia exótica é um dos atrativos de Manaus

 

Cupuaçu, tucumã e açaí são amplamente utilizados nas refeições locais.
A culinária da região amazônica possui sabores únicos.

Tiago Melo Do G1 AM
Com influência portuguesa e africana, a culinária da região amazônica possui sabores únicos. Peixes de água doce da bacia local, como o tucunaré, tambaqui e o jaraqui, fazem parte do cardápio amazonense. Frutas como o cupuaçu, o tucumã e o açaí são amplamente utilizadas nas refeições diárias, fazendo parte do café-da-manhã e de sobremesas.

Em Manaus, há diversos restaurantes especializados em comida regional. Outros, apesar da diversidade internacional do cardápio, oferecem também pratos feitos a partir de iguarias da Amazônia.
Chef Babú Loureiro 6 (Foto: Tiago Melo/G1)Chef Babú Loureiro trabalha há mais de 10 anos
em Manaus (Foto: Tiago Melo/G1)
O chef de cozinha formado em gastronomia pela Universidade de Caxias do Sul - Italian Culinary Institute for Foreigner (UCS – ICIF) Babú Loureiro, 31 anos, aposta na fusão dos sabores, que completam a diversidade gastronômica no Amazonas. A especialidade do restaurante dele é em comida italiana, mas os ingredientes amazônicos incrementam os cardápios servidas diariamente aos clientes.

“Nossa comida é italiana, apesar disso produzimos pratos com produtos de origem regional. Fazemos uma combinação deliciosa das técnicas internacionais com os peixes e frutos locais”, disse o chef. Pratos como o fish and chips (símbolo da culinária do Reino Unido), o yakuza (uma fusão inovadora entre a culinária japonesa e a amazonense)  e o peixe do maître da selva (um requitando filé de tambaqui servido com iguarias da região) são os grandes destaques entre os clientes.

O fish and chips, peixe empanado servido com batatas fritas, passou por releituras no restaurante de Babú. “Aqui, o tradicional fish and chips é feito com peixes da região. Dependendo da oferta, utilizamos o tucunaré ou o pirarucu”, destacou.
Pato no tucupi (Foto: Divulgação)Pato no tucupi (Foto: Divulgação)
A diferença da gastronomia amazônica está em seus ingredientes, que dão um sabor inusitado ao prato, segundo os chefs. Utilizar o tambaqui no lugar do salmão, servir o mousse de cupuaçu em vez do petit gateau, beber o vinho do açaí quando se beberia o de uva podem ser opções para o preparo de um cardápio diferente e saboroso.

A chef de cozinha Érica Magalhães, 44 anos, e dona de restaurante especializado em comida regional, fala da aceitação dos turistas em relação à comida regional. “O prato mais pedido é o tradicional pato no tucupi“, disse a empresária. A mistura do estrangeiro com o regional chama a atenção dos clientes, segundo ela.

A variedade de frutos e espécies na Amazônia abrem oportunidades para as mais diversas experiências quando o assunto é gastronomia. Buscar formas de utilizar os produtos locais nas refeições, inovar na criação de novos pratos, acrescentar o regional ao clássico, é saber aproveitar o que a região tem a oferecer. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário