MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Frutas exóticas são bons ingredientes para sucos nutritivos

 

Canisteu, phisális e tamarillo têm nomes diferentes.
Especialista dá dicas de como fazer uma bebida saborosa.

Do G1 MG
Canisteu, phisális, tamarillo. Os nomes são diferentes e difíceis de falar, mas não é outra língua não. As palavras estranhas e complicadas são nomes de frutas exóticas. Coloridas e diferentes, elas invadiram as prateleiras dos supermercados e sacolões, e atraem a atenção dos consumidores e são ótimos ingredientes para sucos. É uma seleção de frutas diferentes ou, digamos, pouco conhecidas.
O motorista Pedro Lourenço tenta descobrir uma delas: “Ameixa”. Está errado. Chama nêspera. A dona de casa Ana Cristina Carvalho também tenta. “Essa aqui se chama tamarillo? Tamarillo. Eu conheço, tamarindo. As outras eu não conheço. Não tenho a menor idéia”.
O repórter Wendel Teixeira também disse que não tinha ouvido falar da phisális. E os nomes são difíceis, como a sapoti, abiu, a preferida da nutricionista Luciana Drumond”.
“O abiu é uma fruta rica em vitamina a e vitamina C e nessa fruta ajuda no pulmão. Ajuda a evitar a constipação. Sapoti é uma fruta excelente como tônico. Ideal, excelente para atletas. A phisalis é uma cereja amarela, rica em cálcio e pode ser comparada ao leite e evita osteoporose. Além do cálcio ela tem vitamina a que é bom para a pele, cabelo, resistência. Temos também o canisteu. Ela é uma fruta que tem a textura de gema de ovo, é riquíssima em caloria, não deve ser usada por todas as pessoas”.
Apesar de ter um nome em comum o figo-roxo e figo-da-índia, possuem propriedades um pouco diferentes. “O figo-roxo é excelente fonte de fibras, ele ajuda na questão das infecções. Outro que a gente tem é o figo-da-índia, não é tão rico em fibras como o nosso, mas ele vai ser muito bom para infecções”, disse Luciana.
Ainda de acordo com ela a kinkan oferece os benefícios da laranja, vitamina C, a, tem muito mais fibra e, além disso, come com a casca.
A nêspera, a tamarillo e ainda: o cacau. “O cacau é a parte boa do chocolate. Ele vai ajudar no colesterol, ajuda na pressão. A nêspera é riquíssima em vitamina A, ela também vai ser excelente para a pele e cabelo e rica em fibra. O tamarillo é uma fruta riquíssimo em nicopeno, vai ajudar a evitar o envelhecimento das células”, contou a nutricionista.
A mistura de sabores que se transforma em sucos para lá de gostosos. Alessandro Gonçalves é especialista na criação dessas delícias e ensinou duas receitas. A primeira, com nêspera, abacaxi, gelo e água.
A ideia foi associar as frutas exóticas com as frutas do dia a dia. “Um suco excelente para evitar resfriados, riquíssimo em vitaminas A e C”, falou.
A segunda opção leva phisalis, melancia, hortelã e gelo. “Ele é excelente para pessoas que fazem atividades físicas, que fez corrida, para atletas tem tônico”.
Dois sucos, ricos em vitaminas e feitos com criatividade. “O suco é fácil de fazer, basta as frutas estarem maduras”, completou Gonçalves.
Da laranja kinkan, ele retirou a casca e as sementes, adicionou no liquidificador: mostarda, azeite extravirgem, mel e erva-doce, e fez um molho para salada. “Basta adicionar os ingredientes deixando ele bem cremoso. Adicione na salada ou qualquer alimento”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário