MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 8 de outubro de 2011

Fruta é o melhor alimento para o lanche, diz nutricionista

 

Karin Honorato fala o que deve ser consumido e evitado nos lanches.
Ela indica que as pessoas acrescentem sementes e farelos as frutas.

Do G1 MG
A nutricionista Karin Honorato fala neste sábado (8) sobre os lanches – refeições intermediárias às principais. Ela aponta o que deve ser consumido e o que deve ser evitado para que a dieta e a saúde não sejam prejudicadas. Karin selecionou alimentos que geralmente as pessoas comem nessas refeições, como por exemplo: biscoitos, pães, sucos, derivados do leite, barras de cereais, chocolates, frutas, castanhas, café e água, e vai falar um pouco de cada um. As frutas são o melhor alimento para o lanche, segundo Karin.
“Porque são riquíssimas em nutrientes, vitaminas, minerais, antioxidantes, muitas fibras que ajudam o seu intestino a funcionar bem. Além disso, ajuda você a comer menos na próxima refeição, pois inibe a fome e a vontade de comer doce”, afirma a nutricionista.
Karin indica o consumo de no mínimo três frutas diferentes por dia. Ela inda aconselha que, sempre que possível, a pessoa acrescente nas frutas qualquer semente ou farelo, como por exemplo, aveia, gergelim e linhaça. As frutas secas são uma alternativa apontada pela nutricionista.
Os alimentos derivados do leite – queijo magro, iogurte natural (“de preferência caseiro”) e vitamina de frutas– também são indicados por Karin, se a pessoa não possuir alergia ou intolerância a esses produtos. Segundo ela, “esses alimentos são ricos em proteínas magras. As proteínas, além de inibir a fome e a compulsão por doce, saciam muito o organismo e ajudam a manter o metabolismo ativo”.
Outra indicação da nutricionista para os lanches são as castanhas, as nozes e as amêndoas. Ricos em gorduras insaturadas, de acordo com ela, ajudam a prevenir doenças cardiovasculares e saciam a fome.
Biscoitos, pães, salgadinhos, segundo Karin, têm como base a farinha, possuem ainda sal, gordura e açúcar. “Então quando você for consumir biscoitos ou pães, dê preferência para os integrais, mais ainda se forem 100% integrais”, recomenda.
Um alimento muito comum no lanche é o pão com manteiga ou margarina. Segundo Karin, essa combinação é considerada fraca em nutrientes e perigosa para quem quer emagrecer. A nutricionista faz um alerta. “A margarina é uma gordura hidrogenada, que deve ser totalmente eliminada da alimentação porque favorece o ganho de peso e aumenta a inflamação das células, trazendo doenças crônicas.
Sobre o café, a nutricionista afirma, para que quem toma o dia inteiro, que o açúcar e o adoçante podem comprometer a dieta. Ela diz ainda que, “o café em excesso acaba inibindo a sua fome e parecendo que te dá energia. Mas no final, você deixa de consumir nutrientes importantes e termina o dia mais cansado”.
Karin fala também dos sucos. Ela indica os naturais de frutas, sem adoçar e recomenda que os artificiais sejam evitados.
A nutricionista pede atenção com relação às barras de careais. Segundo ela, para ter algum valor nutricional, as barras devem ter algum cereal integral – semente, castanha, grão. “Evite as barras que possuam chocolate, marshmallow, excessos de creme e que na verdade venham com muito açúcar. Além de comprometer a sua dieta, essas barras valem mais como um doce”, afirma.
Sobre chocolates e balas, a nutricionista sugere que devem ser consumidos como sobremesa, após uma refeição principal. “Nunca em lanches onde você está com o estômago vazio”, diz.
A nutricionista encerra lembrando as pessoas de não se esquecerem de beber água, “no mínimo oito copos por dia”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário