MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 15 de outubro de 2011

Flamengo espanta o fantasma Ceará e iguala a pontuação dos líderes

 

Diante do algoz da Copa do Brasil, Rubro-Negro se impõe fora de casa e vence por 1 a 0, gol de Deivid. Vozão corre risco de acabar a rodada no Z-4

Por Janir Júnior Fortaleza
 
O Flamengo enfrentou na noite deste sábado, no estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, um de seus mais indigestos rivais desta temporada. Foi o Ceará que eliminou o Rubro-Negro da Copa do Brasil. De quebra, no primeiro turno, o Vozão arrancou um empate por 1 a 1 em Macaé. Desta vez, entretanto, o Fla espantou o fantasma cearense com uma vitória suada: 1 a 0, gol de Deivid, de cabeça, aos 40 minutos do primeiro tempo.
Com o resultado, o time da Gávea chegou aos 51 pontos, mesma quantidade do líder Corinthians e do segundo colocado Vasco, que levam vantagem no número de vitórias e vão a campo neste domingo, no complemento da rodada. O Ceará, por sua vez, estacionou nos 32 e corre o risco de acabar o fim de semana dentro da zona de rebaixamento.
Apesar da vitória, nem tudo foi festa para o Flamengo. Ronaldinho Gaúcho foi expulso de campo e Thiago Neves recebeu o terceiro cartão amarelo. Os dois vão desfalcar o time no jogo contra o Santos, domingo, 23 de outubro, no Engenhão. O próximo compromisso do Ceará é no mesmo dia, contra o Atlético-PR, em Curitiba.
Fla domina boa parte do primeiro tempo
Empurrado pela torcida (foram 18.245 pagantes, para uma renda de R$ 322.722,00), o Ceará começou pressionando e logo nos primeiros minutos levou perigo ao gol de Felipe. Pelo lado do Flamengo, Vanderlei Luxemburgo optou por Bottinelli para a vaga de Willians, suspenso. Renato fez o papel de segundo volante.
Com Ronaldinho Gaúcho de volta, o Rubro-Negro ganhou qualidade no toque de bola. A primeira chance começou nos pés do camisa 10, com belo lançamento, e acabou com Bottinelli chutando para fora.
Aos poucos, o Fla adiantou a marcação, forçou o Ceará a errar passes e conseguiu fazer jogadas pela lateral. Em uma delas, Junior Cesar cruzou e Thiago Neves cabeceou no travessão.
michel ceará e thiago neves flamengo (Foto: LC Moreira / Agência Estado)Thiago Neves recebe o combate de Michel, do Ceará (Foto: LC Moreira / Agência Estado)
O Rubro-Negro logo passou a ter amplo domínio do jogo, mas não conseguia finalizar. O Ceará arriscava chutões de longe, sem sucesso. Aos 22, porém, o Vozão, que tentava explorar o espaço às costas de Léo Moura, chegou bem, mas Felipe defendeu um cruzamento rasteiro.
Somente aos 28 minutos, o time de Luxemburgo teve nova chance. Deivid recebeu lançamento de Thiago Neves, finalizou fraco e Fernando Henrique salvou com o pé. Chance clara de gol desperdiçada. Depois, Renato também levou perigo em cobrança de falta.
O time cearense pecava no último passe e voltou a levar um susto em jogada envolvendo os zagueiros do Flamengo. Welinton cruzou da esquerda e, Alex Silva, livre de marcação na área, cabeceou mal.
Aos 40 minutos, enfim, o Fla abriu o placar. Léo Moura deu bom passe para Thiago Neves, que fez cruzamento primoroso pela direita e a zaga do Ceará cochilou. Deivid subiu bem e cabeceou certeiro para fazer 1 a 0. Na comemoração, o atacante desabou no gramado e foi muito festejado pelos companheiros.
R10 e Heleno se estranham e são expulsos
Os times voltaram do intervalo sem alterações. Logo aos 4 minutos, Ronaldinho Gaúcho e Heleno se estranharam, trocaram empurrões e foram expulsos com cartão vermelho direto pelo árbitro André Luis Freitas, de Goiás. Capitão do Flamengo, o camisa 10 saiu irritado e esqueceu de passar a faixa para Léo Moura.
deivid flamengo gol ceará (Foto: Jarbas Oliveira / Agência Estado)Deivid é agarrado por Junior Cesar depois de marcar o gol do jogo (Foto: Jarbas Oliveira / Agência Estado)
A primeira boa chance da etapa final foi do Ceará, quando Roger chutou para defesa de Felipe. Aos 16, Vanderlei Luxemburgo tirou Bottinelli e colocou Maldonado para dar maior consistência ao setor defensivo.
O jogo caiu muito de produção. Thiago Neves, em cobrança de falta, obrigou Fernando Henrique a fazer boa defesa. Aos 23, Diego Maurício substituiu Deivid, que saiu de campo aplaudido pela torcida rubro-negra.
Nas investidas do time cearense, Welinton e Alex Silva demonstravam segurança. Num lance, entretanto, a bola bateu na palma da mão do Pirulito, dentro da área. A arbitragem mandou o jogo seguir.
Na base do abafa, o Ceará tentou apertar e buscar o empate. Aos 33, Washington, de cabeça, quase conseguiu. A bola passou rente à trave. Aos 44, Felipe salvou o Fla, em belo chute de Osvaldo. O atacante alvinegro, por sinal, acabou expulso no último lance do jogo. Ele se jogou para cavar um pênalti e foi advertido por simulação. Em seguida, bateu palmas de forma irônica e acabou levando o vermelho. O Rubro-Negro se segurou e garantiu três importantes pontos na briga pelo título.

Nenhum comentário:

Postar um comentário