MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Filhos de agricultores aprendem a produzir cinema e televisão

 

Essa é estratégia para eles reconhecerem e valorizarem o lugar onde vivem.
Projeto Crescer no Campo atende 150 crianças e adolescentes.

Do Globo Rural
Os filhos de agricultores de Espírito Santo do Pinhal, em São Paulo, estão conhecendo um mundo novo, da produção para cinema e televisão. O Projeto Crescer no Campo ensina aos jovens a importância de preservar as origens.
As crianças escutavam fascinadas o que disse a lavradora Benedita, de 67 anos e mãe de 12 filhos. A vida dela e de outros idosos da comunidade irá virar documentário. Na produção estão crianças e adolescentes que também nasceram no campo, quase todos filhos de trabalhadores rurais.
Em outro núcleo do projeto, a viola e o telejornal são usados para retratar a produção de café, principal economia da cidade. Os estudantes foram a campo entrevistar os cafeicultores e saber um pouco mais sobre o processo que produz 240 mil sacas de café por ano.
As lendas e causos de Espírito Santo do Pinhal também serão contados em filme. A pesquisa e as entrevistas com trabalhadores rurais e familiares foram feitas por eles mesmos. O projeto envolve as crianças e os adolescentes desde o planejamento, a execução até a divulgação do vídeo.
Os futuros cineastas fazem parte do Projeto Crescer no Campo. A associação começou oferecendo reforço escolar para os filhos de trabalhadores rurais. Hoje, possui dois núcleos na cidade com atividades esportivas, ambientais e artísticas.
Wagner de Oliveira entrou para o projeto com 15 anos e agora é um dos educadores do projeto. “Eu tenho a oportunidade de reaplicar tudo que aprendi para os novos participantes. É muito gratificante. Eu fiquei muito feliz”, diz

Nenhum comentário:

Postar um comentário