MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Festival de Circo leva ao Recife e a Olinda atrações de cinco países

 

Espetáculos ocorrem em espaços tradicionais e lonas improvisadas.
Entre as atividades gratuitas, shows de rua, oficinas e lançamentos.

Do G1 PE
Circo Eguap, da Argentina (Foto: Divulgação)Circo Eguap, da Argentina (Foto: Divulgação)
Ruas, praças, teatros, lonas improvisadas... Qualquer lugar pode virar picadeiro na 7ª Edição do Festival de Circo do Brasil, que acontece no Recife e em Olinda, Pernambuco, de 12 a 23 de outubro. Na programação, artistas brasileiros e internacionais, de países como Itália, Bélgica, Espanha, França e Argentina.
Quatro módulos compõem o festival: Espetáculos, Intervenções Urbanas, Fomento e Circulação. O primeiro inclui as grandes atrações nacionais e estrangeiras - em teatros, lonas e espaços alternativos, a preços acessíveis.
Giullari senza Frontiere, da Itália (Foto: Divulgação)Giullari senza Frontiere, da Itália (Foto: Divulgação)
O segundo módulo tem acesso gratuito, é formado pelos espetáculos em espaços públicos, como praças e parques. A parte de fomento reúne sete oficinas gratuitas e palestras abertas ao público, realizadas em pontos de cultura, além de exposições e lançamentos de publicações e vídeos, bem como o espaço para apresentações das Escolas de Circo Social. Por fim, o módulo Circulação agrupa as turnês com grandes atrações.

Três grupos virão da Itália para participar do evento: Teatro Necessario, Five Quartet Trio, Giullari Senza Frontiere. Este último marca o início do diálogo do Festival com o meio acadêmico: os artistas se apresentarão no Centro de Artes e Comunicação (CAC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e depois vão conversar com os estudantes de artes cênicas, num esforço para fomentar a arte circense no estado.
Circocentrique, da Bélgica (Foto: Divulgação)Circocentrique, da Bélgica (Foto: Divulgação)
Também estão na programação um grupo da Bélgica, a Cie Circoncentrique; um da França, Aurélia Thierrée; dois da Espanha, Adrian Schvarzstein e Trio Elegance. Da Argentina, vem o Circo Eguap.
Do Brasil, seis representantes, sendo três de Pernambuco. La Mínima, Banda Mirim e Os Fabulosos são os nacionais. Os locais são Duas Companhias, com o espetáculo Divinas; Cia animé, com As Levianas em Cabaret Valdeville, e Cia Brincante de Circo, com a montagem Quatro.
Lançamentos
Na Torre Malakoff, no Bairro do Recife, no dia 20, dois livros serão lançados: “Respeitável Público... O Circo em Cena” (Edições Funarte), de Ermínia Silva, estudiosa do circo no Brasil; e "Palhaços do Nosso Povo", de Maria Lulú e Monique Franco, com orientação de Clerouak. Será aberta a exposição de fotos da trupe Giullari Senza Frontiere (Palhaços Sem Fronteiras), que viaja o mundo para levar alegria a regiões arrasadas pela guerra e pela miséria.
No dia 21, haverá pré-estreia do filme "O Palhaço", de Selton Mello. Diretor, elenco e convidados conversam com o público no final da sessão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário