MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Falta de água atrapalha a produção agrícola em assentamento de SP

 

Poços artesianos construídos pelo Incra não funcionam.
Agricultores têm dificuldade para diversificar a lavoura.

Do Globo Rural
A falta de água atrapalha a produção agrícola no assentamento da Fazenda São Luiz, em Cajamar, na grande São Paulo. A agricultora Almerinda Marques tem um lote de meio hectare, onde produz uva rosada, cultura que não exige irrigação. Ela consegue com os vizinhos a água para o consumo.
A fazenda tem 123 hectares e 20 foram usados para assentar as famílias. O Incra foi responsável pelos investimentos de implantação do projeto que previa a perfuração de dois poços artesianos. Um deles nunca funcionou.
“Foi perfurado o poço e colocada a bomba, mas falta colocar cano. Infelizmente, não teve mais esse trabalho”, lamenta Flávio de Lima, coordenador do assentamento.
O agricultor José Carlos de Almeida, que cansou de esperar a finalização das obras, arrumou dinheiro emprestado e perfurou um poço caseiro. “O meu poço só é suficiente para o meu consumo. Não dá para os outros. O certo seria os poços artesianos estarem funcionando. Aí teria água à vontade para todo mundo”, diz.
O agricultor Nilton Souza usa um balde para tirar água de um antigo pesqueiro, que fica a 500 metros da casa onde mora.
O primeiro poço perfurado no assentamento chegou a funcionar, mas hoje está coberto por lona. Segundo os assentados, a bomba responsável pelo abastecimento de 20 famílias não funciona há quase um ano. A princípio, o problema seria o painel fixado em condições precárias. Um eletricista foi chamado, mas não resolveu.
A agricultora Nadir Petente armazena água da chuva em uma caixa e recorre ao regador para usá-la.
O Incra informou que está apurando porque os poços não funcionam e vai cobrar das empresas que fizeram o serviço a solução dos problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário