MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 23 de outubro de 2011

Exportações brasileiras de soja em grão registram resultados positivos

 

Brasil exportou 28 milhões de toneladas de soja de janeiro a setembro.
País faturou cerca de US$ 14 bilhões nesse período.

Do Globo Rural
Ainda há movimento no porto de Santos, mas até dezembro os carregamentos diminuirão porque restou pouca soja para embarcar. De janeiro a setembro, o Brasil mandou para o exterior 28 milhões de toneladas de grãos de soja, o que representa 87% do total da exportação prevista para 2011.
A exportação brasileira está batendo recorde em dólares. De janeiro a setembro, o país faturou perto de US$ 14 bilhões, um valor 35% maior em relação aos números do mesmo período do ano passado. O preço no mercado internacional subiu e os produtores brasileiros souberam aproveitar o bom momento.
Na fazenda do produtor Hari Pscheidt, de Campo Novo do Parecis, no sudoeste de Mato Grosso, a soja que sai dos silos tem como destino o porto de Santos. O agricultor está satisfeito com o faturamento do produto. “Nesses últimos dois anos está muito bom. Estamos com bastante tranquilidade para o próximo ano”, avalia.
Na propriedade de cinco mil hectares, Hari Pscheidt teve uma produção de 17,5 mil toneladas no primeiro semestre deste ano e 10% ainda estão nos silos.
“Enquanto o volume do silo baixa aos poucos, a safra 2011/2012 é semeada na lavoura. Embora as incertezas sobre a economia mundial sejam maiores em relação ao início do plantio no ano passado, os produtores de Mato Grosso estão confiantes.
Para viabilizar o plantio, Hari Pscheidt pegou empréstimo no banco e também fez troca com as empresas de insumos. “Basicamente, quem tem acesso ao crédito no Banco do Brasil ou outros bancos pega. Eu pego um pouco no banco para manter a parte de custeio, outras partes fazemos venda futura e compramos de empresas herbicidas para pagar na safra. Se fizermos um trabalho bom na terra e entregarmos, esse ano, com certeza, está seguro”, avalia.
As exportações de milho também estão rendendo mais. Até setembro, o faturamento com as exportações de milho este ano cresceu 22% com relação ao mesmo período do ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário