MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Estiagem dificulta a vida de moradores da zona rural em PE

 

Reservatórios estão vazios e falta água para as famílias.
Zona rural de Petrolina é abastecida só com carros-pipas pagos pelo IPA.

Do Globo Rural
O tempo ficou seco e quente na maior parte do Nordeste. Os moradores do vilarejo de Baixa Alegre, na zona rural de Petrolina, em Pernambuco, sofrem com a seca.
As famílias aguardam a água que chega somente em carros-pipas pagos pelo IPA, Instituto Agronômico de Pernambuco. Cada casa recebe uma média de oito mil litros por mês.
O gerente do instituto admite que não consegue atender a todos. “A demanda é muito grande. Temos um município muito grande, mas há apenas um ponto onde pegamos água. Hoje, temos 43 carros-pipas só no município de Petrolina, baixando as comunidades rurais e ainda não é suficiente. A carência é grande”, explica Francisco Robério, presidente da associação de moradores.
A cisterna da trabalhadora rural Maria Vilani da Conceição estava vazia há vários dias. “Eu fico um mês com a água porque duas casas usam a água da cisterna. Quando acaba a gente tem que comprar”, diz.
Como a cisterna comunitária não foi abastecida, o jeito é caminhar até a cacimba. O buraco foi cavado pelos moradores. A água é suja e mesmo assim é usada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário