MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 22 de outubro de 2011

À espera da Copa, São Paulo tem 42 mil quartos de hotel

 

Setor diz que número é suficiente para atender demanda no Mundial.
Cidade tem ainda 20 mil bares e 15 mil restaurantes.

Roney Domingos Do G1 SP
bares são paulo (Foto: Reprodução/TV Globo)SP tem 20 mil bares (Foto: Reprodução/TV Globo)
Sede da abertura da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, a cidade de São Paulo conta atualmente com 42 mil quartos em 410 hotéis de grandes redes internacionais e até 2014 deve ganhar mais 2,5 mil apartamentos. O crescimento, no entanto, deve ser natural e independente da realização do evento, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo (Abihsp), para quem a infraestrutura existente já é suficiente para receber os turistas adicionais. A avaliação é parecida com as dos dirigentes do comércio.

O vice-presidente da Federação de Hotéis, Bares, Restaurantes do Estado de São Paulo afirma que a cidade tem 15 mil restaurantes, 20 mil bares e cerca de 45 mil botecos tipicamente paulistanos. "Nosso número de bares e restaurantes hoje já é suficiente", afirma Edson Pinto Filho, para quem não deve haver filas por vaga nas casas paulistanas em 2014.
O dirigente afirma que o número de empresas do setor cresce 10% ao ano, mas acrescenta que o alto índice de empresas que fecham as portas e a proximidade da crise internacional o impedem de fazer prognósticos sobre como a rede estará no futuro.

"É difícil prever, mas esse é o setor que mais cresce no país e um dos que mais empregam e  dão qualificação. O legado que a Copa vai nos deixar é de maior profissionalismo e maior capacidade de atender a um consumidor mais qualificado", afirma.
 Hoje2014
Hotéis42 mil quartos45 mil quartos 
Táxis32 mil33,1 mil
Bares20 mil20 mil
Restaurantes15 mil15 mil
Shopping Centers79 mil89 mil
Metrô60 km103,1 km
Trem270 km301,1 km
Ônibus15 mil17,2  mil
Motoboys220 mil250 mil
Os encarregados de preparar a cidade para receber a abertura da Copa estimam que São Paulo tem 79 shoppings centers. Para a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), a cidade deve ganhar mais dez estabelecimentos até 2014.

"Os investimentos já estavam previstos independentemente de haver Copa, mas deve haver um volume de vendas maior. Os shoppings se preparam para isso com o treinamento de funcionários para atender em outros idiomas. Depois disso, seguramente São Paulo vai ficar muito mais exposta", afirma o diretor de relações institucionais da Alshop, Luís Augusto Ildefonso.

A frota da cidade tem atualmente 32 mil táxis e deve ganhar 1,2 mil veículos credenciados no próximo ano. A Prefeitura de São Paulo não descarta novos sorteios de alvará até 2014. A frota de ônibus - atualmente com 15 mil veículos - deve ser turbinada até 2014 com a inclusão de 2.250 ônibus à disposição da população e aumento da velocidade média em 15%.
A cidade tem
110 museus
299 salas de cinema
90 bibliotecas
160 teatros
40 centros culturais
54 parques naturais
3 aeroportos
7 estádios
105 hospitais
161 escolas superiores
O Comitê Paulista afirma que os aeroportos de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, e Internacional de Guarulhos, na cidade vizinha, deverão ser interligados à linha metro-ferroviária por meio da Linha 17-Ouro (monotrilho) e da linha 13 -Jade (trem de Guarulhos). A rede de Metrô deve passar de 60 km para 102,8 km e a de trens, de 270 km para 301,1 km.
Embora fique localizado em uma cidade vizinha, o Aeroporto Internacional de Guarulhos deverá receber investimento de R$ 1,3 bilhão para ampliação e revitalização do pátio, pistas e de um terceiro terminal, obras que deverão ficar prontas até 2014, segundo a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero).
Com 800 vagas não preenchidas em sua entidade, o presidente do Sindicato do Sindicato dos Mensageiros, Motociclistas e Mototaxistas da cidade de São Paulo, Gilberto Almeida dos Santos, o Gil, afirma que São Paulo já tem 220 mil profissionais sobre duas rodas, número que, segundo ele, deve crescer para cerca de 250 mil até 2014. "A tendência é aumentar. Com a Copa deve aumentar o pedido por mão de obra, porque o jogo tem hora para começar e a cidade vai ficar parada", diz. Ele acredita que a maior demanda deve ser por alimentos prontos, pizza e lanche, mas não descarta serviços de correspondência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário