MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Especialistas apontam cuidados que evitam perdas no plantio

 

Agricultores do PR aproveitam trégua da chuva para finalizar o plantio.
Apesar da pressa, a observação de ajustes nas máquinas evita perdas.

Do Globo Rural
Celso Delfine tem 980 hectares em uma propriedade em Cambé, no norte do Paraná, e está plantando tudo com soja. Ele chegou a se preocupar com a estiagem, mas agora que choveu, o agricultor está cheio de disposição para trabalhar. “A chuva veio na data certinha de começar a plantar”, comemora.
Realmente o momento agora é de muito trabalho. Os agricultores querem agilizar o plantio da safra de verão o quanto antes. Os objetivos são aproveitar a chuva e evitar a correria perto do fim dos prazos recomendados para o plantio pela Secretaria Estadual de Agricultura.
Até agora, 70% da área destinada ao milho e 25% da área para a soja foram plantados. Quanto antes o serviço terminar, mais tranquilidade os agricultores terão.
Apesar da pressa, a Embrapa lembra que é preciso ter calma na hora de plantar para evitar prejuízos. Fernando Portugal é instrutor de máquinas da Embrapa Soja, em Londrina, e explica que o produtor tem que prestar atenção a alguns pontos neste momento.
O primeiro deles é no disco de corte de palha, que não pode entrar demais no solo. “Ele tem que cortar a palha e no máximo entrar de dois a três centímetros no solo. Quanto mais afundar o disco de corte de palha, mais a estrutura do sulco vai ficar aberta”, explica.
O segundo ponto é o facão usado para adubação, que também não pode ir profundo demais.
Outra precaução que o agricultor deve usar como regra é a troca, a cada safra, das molas que vão dentro da caixa que distribui as sementes, o que compromete a eficiência do sistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário