MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 15 de outubro de 2011

Escola do ABC ensina lendas urbanas em sala de aula

 

Projeto foi criado em São Bernardo do Campo há quatro anos.
Mãe de aluna critica a iniciativa e diz que a filha ficou com medo.

Do G1 SP
Há quatro anos que lendas urbanas, como a da “Loira do Banheiro”, fazem parte das aulas de português nas escolas municipais de São Bernardo do Campo, no ABC. O projeto de contar histórias de assombração foi criado para alunos do 4º ano. O apoio dos pais não foi unânime.
“O trabalho da professora está em cima de contos de assombração, que é baseado em livros de escritores premiados, renomeados e que a partir dessa leitura ela abre espaço para a criança trazer o conhecimento que tem”, explicou Shirlei de Souza, coordenadora pedagógica da escola.
“É divertido, só que quando as pessoas são pequenas dá um pouco de medo”, diz Thaís, de 9 anos. Larissa, de 10 anos, aprovou. “É legal. Tem algumas (histórias) que dão medo, mas depois são divertidas.”
Preocupação
No início, Robson Tadeu Costa, pai de uma aluna, ficou preocupado, mas foi só até entender a proposta da escola. “Eu acho legal isso de a escola passar a informação correta, da maneira correta para a criança poder entender que aquilo é só uma história, só uma lenda, que ela não precisa ter medo.”
Mesmo assim, nem todos os pais acham o conteúdo positivo. Kátia Kavazuro, mãe da Vitória, contou que ficou chocada quando a filha leu alguns trechos escritos no caderno. “Eu acho que a literatura brasileira tem muita riqueza para ser explorada, para ser dada em conteúdo escolar que não é aproveitado, infelizmente.” Com medo, a menina agora dorme de luz acesa e passa pelo corredor de casa correndo.
Para o professor Édson Fasano, de uma universidade de São Bernardo do Campo, é fundamental que as crianças aprendam sobre lendas urbanas em sala de aula. No entanto, ele ressaltou a importância de os pais compreenderem o sentido dessa iniciativa.
“Mesmo que nós estejamos concordando que o trabalho com as lendas urbanas são fundamentais, também é fundamental que as mães estejam tentando compreender qual é o sentido dessa atividade, porque é isso que nos permite a construção de uma educação com qualidade social, que eu acho que é o desejo de todos”, afirmou Fasano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário