MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 22 de outubro de 2011

Em PE, horário de verão e trânsito atrapalham candidatos ao Enem

 

Como estado não entrou no horário de verão, portões fecharam às 12h.
Casal de cegos perde a hora devido ao trânsito entre Paulista e o Recife.

Vanessa Bahé Do G1 PE
 O horário de verão causou confusão entre candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Recife. Como Pernambuco não entrou no horário de verão, os candidatos precisaram se organizar para chegar aos locais de prova uma hora mais cedo – os portões fecharam ao meio-dia neste sábado (22), por ordem do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Joelma Correia, 38 anos, moradora do bairro de Casa Amarela, não conseguiu chegar em tempo. "Foi tudo uma questão de falta de informação. Eu não estava ciente de nada disso. Outros alunos devem estar no prejuízo também", disse ela, que vai fazer vestibular para enfermagem.
Leonardo e Elianete são deficientes visuais (Foto: Vanessa Bahé/G1)O casal de cegos Leonardo e Elianete perdeu a hora
por causa do trânsito (Foto: Vanessa Bahé/G1)
Na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), um dos locais de prova, o sentimento era de decepção. Pelo menos cinco candidatos chegaram atrasados na entrada do bloco A.

Um casal de deficientes visuais lamentou o atraso. Elianete Souto, 41 anos, já faz faculdade e está tentando uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). "Estou no 3º período de Serviço Social na Estácio-FIR, no Recife, mas estou pagando, preciso de uma bolsa para continuar os estudos", explica. O companheiro dela, Leonardo Ribeiro, 30 anos, também estuda Serviço Social na mesma faculdade, mas pretende trocar de curso. "Fiz o Enem no ano passado e consegui a bolsa este ano. Mas quero mesmo o curso de Direito, pode ser em qualquer universidade. Estou frustrado por não conseguir chegar a tempo, vou ter que esperar mais um ano para fazer o que eu realmente gosto", diz o estudante. Os dois saíram do município de Paulista, na Região Metropolitana do Recife, às 10h40, mas não conseguiram chegar antes do fechamento dos portões. "Pegamos o maior engarrafamento na PE-15, estamos tristes", conta Eliane.
Bruno Bandão, retardatário (Foto: Vanessa Bahé/G1)Bruno Bandão pegou um engarrafamento e perdeu
a hora da prova (Foto: Vanessa Bahé/G1)
O trânsito também foi o empecilho para o estudante Bruno Bandão, 20 anos, chegar à Unicap. "Ano passado fiz o Enem e vi que eles deram alguns minutos de tolerância. Vim do Curado IV, em Jaboatão, e peguei um engarrafamento na Abdias de Carvalho. Também foi difícil estacionar o carro nos arredores da universidade", enfatiza Bruno. O estudante pretende ingressar no curso de Sistema de Informação, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
Já a estudante Cláudia Vasconcelos, 50 anos, que tenta uma vaga para Psicologia, disse que levantou cedo, mas o trânsito a impediu de chegar na hora certa. "Moro no terminal do Curado e peguei o ônibus às 11h. É decepcionante, não esperava chegar tarde", lamenta.
Por muito pouco a candidata Denise Feitosa, 29 anos, não entrou no prédio da Unicap para fazer a prova. Ela mora num bairro próximo, em Santo Amaro, e veio andando. Segundo a estudante, ela se atrasou porque pensou que a entrada seria pela Rua do Príncipe. "A frente do bloco A é para a Rua do Princípe, então achei que a entrada seria por lá. Cheguei às 11h55 e os fiscais me mandaram dar a volta para entrar pelo outro portão. Foi quando cheguei na entrada da Rua do Lazer às 12h01", comenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário