MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Em Goiás, agricultores aproveitam o clima e aceleram plantio da soja

 

Volume de chuva em outubro deve superar a quantidade prevista.
Há previsão de aumento na área com o grão plantado no estado.

Do Globo Rural
Segundo o IBGE, a área plantada de soja em Rio Verde, Goiás, deve ser de 270 mil hectares, registrando um aumento de cinco mil hectares em relação à última safra. A produção pode passar de 840 mil toneladas, com um acréscimo de 9%.
O acumulado indica que o volume de chuva deve ficar acima dos 182 milímetros previstos inicialmente, o que anima os produtores. O agricultor Fábio Ribeiro, que plantará 500 hectares, escolheu uma variedade precoce, com ciclo de 100 dias, e antes mesmo de plantar já vendeu 50% da produção. “Pegamos um preço de R$ 45 a saca. Agora, é produzir para garantir o lucro”, diz.
O agricultor Vilmar Oliveira negociou 20% antecipadamente e trocou semente e insumos pela soja que está sendo semeada. “Com o recurso que eu busquei nas instituições financeiras já fiz a pré-fixação para não ter problemas. Eu já sei o que tenho de produzir para pagar o que eu devo”, explica.
Na fazenda de Oliveira, a ordem é acelerar o plantio, que começou oito dias antes do que no ano passado. O agricultor sabe que isso pode fazer diferença em janeiro, na hora da colheita. Somando os oito dias com os 15 a menos que tem o ciclo desta variedade mais precoce serão 23 dias de vantagem em relação à última safra. Assim, o plantio da safrinha de milho pode ser feito mais cedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário