MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 9 de outubro de 2011

Dia do Aleitamento é comemorado com lançamento de campanha na PB

Campanha quer arrecadar recipientes para armazenar leite materno doado.
Data é comemorada na segunda-feira (10) e campanha segue até dia 30.

Do G1 PB
Dia do aleitamento é comemorado em João Pessoa (Foto: José Lins/Secom-PB)Campanha começa na segunda-feira (10) e segue
até o próximo dia 30 (Foto: José Lins/Secom-PB)
O Dia Mundial do Aleitamento Materno é comemorado na segunda-feira (10) e para comemorar a data o Centro Estadual de Referência para Bancos de Leite Humano Anita Cabral vai lançar a Campanha de Doação de Vidros. O objetivo é arrecadar recipientes para armazenagem do leito humano doado. A campanha segue até o próximo dia 30.
De acordo com o Sistema de Informações de Nascidos Vivos (Sinasc) mais de 38,1 mil crianças nasceram na Paraíba neste ano e precisam ser alimentadas com leite materno até os dois anos de vida, conforme as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Um dos desafios do Centro de Referência é atender a demanda de leite materno de todos os bebês prematuros que nascem na Paraíba até 2014 e tornar o Estado o segundo autossuficiente em leite humano. Até agora, apenas o Distrito Federal atende 100% dos prematuros.
De janeiro a setembro deste ano, do total de 3.910 crianças nascidas prematuramente, o Banco de Leite atendeu 2.346, o equivalente a 60% do total. Mas, além dos bebês prematuros, ainda há aqueles que não são alimentados porque as mães não conseguem produzir leite.
Na Paraíba, a Rede de Bancos de Leite Humano (BLH) arrecada, em média, 400 litros de leite por mês, com 300 mães doadoras. Contudo, por mês chegam a ser atendidas 400 crianças receptoras, que demandam aproximadamente oito litros de leite por internação.
A diretora do Banco de Leite, Thaíse Ribeiro, informou que o ideal é que sejam doados vidros de café solúvel ou maionese, com tampa de plástico rosqueável, porque podem ser esterilizados, reutilizados, suportam as baixas temperaturas de conservação do leite, choques de temperatura e correspondem às exigências de higiene sanitária. “Estamos buscando formas de mobilização nas escolas, como gincanas, por exemplo, para que seja arrecadada a maior quantidade de vidros”, disse Thaíse Ribeiro.
Em todo o Estado há seis bancos de leite – dois em João Pessoa e um em Campina Grande, Guarabira, Patos e Cajazeiras – e 17 postos de coleta, sendo nove em João Pessoa, três em Campina Grande e um em Sousa, Bonito de Santa Fé, Solânea, Itabaiana e Santa Luzia. Os quatro últimos foram inaugurados no último mês de agosto, durante a Semana Mundial de Aleitamento Materno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário