MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 8 de outubro de 2011

Dalai Lama tem problemas com visto e diz que China é dirigida por hipócritas

 

Líder espiritual tibetano foi impedido de viajar à África do Sul.
Dalai Lama iria à celebração dos 80 anos do arcebispo Desmond Tutu.

Da Reuters
"A China está fundamentada em mentiras e seus governantes são hipócritas", disse o Dalai Lama neste sábado (8), falando por videoconferência depois que problemas com seu visto o impediram de comparecer às celebrações de aniversário de 80 anos do arcebispo e Nobel da Paz Desmond Tutu, na África do Sul.
"Alguns membros do governo chinês descrevem-me como um demônio", disse o líder espiritual tibetano, sob aplausos, colocando seus dedos indicadores de cada lado da cabeça para imitar chifres de um diabo.
"Na realidade, para o sistema totalitário comunista (...), a hipocrisia (e) as mentiras infelizmente se tornaram parte de suas vidas."
Dalai Lama em discurso  (Foto: Mark Wessels/Reuters)Arcebispo Desmond Tutu assiste a videoconferência com o Dalai Lama neste sábado (8), na Cidade do Cabo, África do Sul (Foto: Mark Wessels/Reuters)
Dalai Lama disse que o governo chinês "não fica à vontade" com pessoas que dizem a verdade, acrescentando que as pessoas honestas vivem mais e que ele quer participar do futuro aniversário de Tutu, que foi um ícone na luta contra o Apartheid.
"Na ocasião, não se esqueça de me enviar um convite (...), então poderemos testar o seu governo", disse a Tutu em uma aparente referência à situação de seu visto com as autoridades sul-africanas.
O fato de o governo não ter permitido que o Dalai Lama entrasse no país tem sido considerado como uma concessão às pressões da China, maior parceiro comercial da África do Sul. Na semana passada, a China se comprometeu a investir US$ 2,5 bilhões na maior economia da África.
Tutu se aposentou há um ano da maioria de suas funções públicas, mas mantém-se com uma figura proeminente e ainda é visto como uma voz de integridade.
(Reportagem de Shafiek Tassiem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário