MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Congadas em Catalão (GO) reúnem quatro mil dançadores

 

Festa para Nossa Senhora do Rosário termina nesta segunda-feira (10).
Celebrada desde 1876, festejo mistura crenças do catolicismo a ritos afros.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera
Milhares de pessoas coloriram Catalão, a 261 km de Goiânia, para dançar uma congada em homenagem a Nossa Senhora do Rosário no Brasil. Os ternos de congo, guiados pela batida das caixas, surgiam de todos os lados rumo ao Largo do Rosário. Este ano, 24 ternos de congo, que reuniram mais de quatro mil dançadores, participaram da festa.
Pessoas de várias idades e crenças dançavam e seguiam movidos pela fé. A Dançadora Maria Mercedes Roma participa da festa pela primeira vez: “A alma da gente fica completamente dominada pelas caixas, pelos instrumentos e pela música”, diz.
Apaixonado pelas congadas desde criança, o capitão de terno de congo Saulo da Costa considera importante manter a tradição: “Tem 40 anos que eu danço e espero que Deus me dê pelo menos mais uns vinte para eu poder continuar dançando para Nossa Senhora.”
A festa de Nossa Senhora do Rosário de Catalão termina nesta segunda-feira (10).
Tradição
As congadas iniciaram na madrugada do dia 30 de setembro. Celebrada desde 1876, a festa é considerada a mais antiga manifestação em louvor a Nossa Senhora do Rosário no Brasil. As homenagens surgiram com o escravo Chico Rei, que misturava crenças do catolicismo com ritos afros para agradecer as libertações de seus companheiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário