MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Condição precária na área dos tikunas é denunciada por Comissão

 

Comissão da ALE/AM promoverá audiência envolvendo indígenas.
Há denúncia de que milhares de índios estão sem água desde 2010.

Muniz Neto Do G1 AM
A audiência pública que irá discutir o serviço de saúde oferecido às populações indígenas do Amazonas deve gerar polêmica e trazer à tona denúncias sérias envolvendo problemas de abastecimento de água e saneamento básico, que acabam afetando a qualidade de vida nas comunidades e aldeias. A reunião, que acontece nesta terça-feira (4), na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), foi proposta pela Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Assuntos Indígenas.
O deputado Sidney Leite (DEM), membro da Comissão, afirma que um dos problemas a serem tratados é a falta de água potável, uma das dificuldades enfrentadas pelos tikunas do Alto Solimões. “Em Tabatinga, por exemplo, mais de 4 mil indígenas que moram na comunidade Belém do Solimões estão sem água desde o ano passado. As funcionárias da escola caminham um quilômetro para buscar água no rio, que é usada na preparação da merenda dos alunos, sem passar por qualquer tratamento”, observa.
Para a audiência pública, a Comissão de Direitos Humanos convidou lideranças indígenas, representantes da Sesai e da Funasa, representantes de Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei), Secretaria de Estado para Povos Indígenas (Seind), Secretaria de Estado da Saúde (Susam), Fundação Nacional do Índio (Funai) e Instituições de Ensino Superior (IES).
Repasse para municípios do Amazonas
Segundo dados publicados no site do Fundo Nacional de Sade (FNS), o montante repassado pelo Governo Federal aos 62 municípios do Amazonas, na forma de Incentivo de Atenção Básica dos Povos Indígenas, foi de R$ 27,6 milhões em 2010. De janeiro a julho de 2011, o valor das transferências foi de R$ 16,6 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário