MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Ceará realiza observação astronômica na Semana Mundial do Espaço

 

De 4 a 10 de outubro IFCE disponibiliza telescópios em Juazeiro do Norte.
Moradores da cidade poderão observar a Lua e o planeta Júpiter.

André Teixeira Do G1 CE
Moradores de Juazeiro do Norte poderão observar a Lua e o planeta Júpiter. (Foto: IFCE/Divulgação)Moradores de Juazeiro do Norte poderão observar a
Lua e o planeta Júpiter. (Foto: IFCE/Divulgação)
As observações astronômicas em Juazeiro do Norte, no Sul do Ceará, dentro da da Semana Mundial do Espaço, começam nesta terça-feira (4) e vão até 10 deste mês. A semana é realizada em 60 países e criada pela Organização das Nações Unidas.
O coordenador da Semana Mundial do Espaço no Brasil, o astrônomo Valmir Morais, diz que a população da cidade terá à disposição dois telescópios para observar a Lua e o planeta Júpiter, além de distribuição de panfletos com informações científicas sobre a Lua.
“O objetivo do evento é educativo. Queremos desmitificar a ciência e aproximá-la das pessoas. Muita gente ainda acha que ciência só pode ser realizada em grandes centros de ciências, mas pode ser apresentada em praças”, diz Morais.
Valmir diz que no Brasil são 31 eventos integram as atividades da Semana Mundial no Espaço, dos quais seis ocorrem em Juazeiro do Norte. Em 2010, diz Valmir, foram nove eventos em todo o país.
A Semana Mundial do Espaço foi criada em 1999 pela Organização das Nações Unidas e é o maior evento mundial público dedicado à observação espacial. O evento é marcado pelo lançamento do primeiro satélite artificial, o Sputnik 1, em 4 de outubro de 1957; e a assinatura do tratado sobre os princípios que governam as atividades dos estados na exploração e uso do espaço, incluindo a Lua e os outros corpos celestes em 10 de outubro 1967.
O tema do evento este ano é “Cinquenta anos de voos espaciais tripulados”, em homenagem ao primeiro voo espacial tripulado em 12 de abril de 1961. Na ocasião o cosmonauta Iuri Alekseievitch Gagarin completou uma órbita ao redor da Terra a bordo da nave Vostok 1, lançada pelo programa espacial soviético.
Em Juazeiro do Norte, as observações públicas são promovidas pelo Núcleo de Astronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), em parceira com o Núcleo de Astronomia do Campus Juazeiro do Norte do Instituto, com apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).
Serviço
Data das observações:
Dia 4 de outubro (terça-feira), das 18 horas às 21 horas, Praça Feijó de Sá, Bairro Triângulo.
Dia 5 de outubro (quarta-feira), das 18 horas às 21 horas, Praça José Geraldo da Cruz, Bairro Franciscanos.
Dia 6 de outubro (quinta-feira), das 18 horas às 21 horas, Praça Padre Cícero, Centro.
Dia 7 de outubro (sexta-feira), das 18 horas às 21 horas, Praça Padre Cícero, Centro.
Dia 8 de outubro (sábado), das 18 horas às 21 horas, aos pés da Estátua do Padre Cícero, no Horto.
Dia 10 de outubro (segunda-feira), das 18 horas às 21 horas, Praça Padre Cícero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário