MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 9 de outubro de 2011

Brasília sedia exposição da ONU sobre refugiados

 

Trabalhos de 17 artistas plásticos serão expostos desta segunda até o dia 30.
Evento acontece no edifício-sede da Caixa Econômica, com entrada franca.

Do G1 DF
O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) promove a partir desta segunda-feira (10), no edifício-sede da Caixa Econômica, em Brasília, a exposição “Arte e Refúgio no Brasil”. A mostra apresenta trabalhos de 17 artistas plásticos refugiados e brasileiros. A mostra tem entrada franca e vai até o dia 30 de outubro.
Obras de artistas refugiados que estarão em exposição em Brasília a partir desta segunda (10) (Foto: Divulgação)Obras de artistas refugiados que estarão em exposição em Brasília a partir desta segunda (10) (Foto: Divulgação)
O evento tem ainda o patrocínio da embaixada da Noruega, que homenageia o 150º aniversário de nascimento de Fridtjof Nansen, o primeiro Alto Comissário para Refugiados da Liga das Nações. Nansen fez parte da delegação norueguesa na Liga, que mais tarde viria a dar lugar à ONU.
Escultura produzida por refugiado que vai estar exposta na Caixa Econômica em Brasília (Foto: Divulgação)Escultura produzida por refugiado que vai
estar exposta na Caixa Econômica em
Brasília (Foto: Divulgação)
O norueguês foi responsável pela repatriação de cerca de 450 mil prisioneiros de 26 países após o fim da I Guerra Mundial. Em 1921, ele foi nomeado o primeiro Alto Comissário para Refugiados. Os esforços de Nansen em favor dos refugiados valheu-lhe o premio Nobel da Paz de 1922.
A exposição celebra ainda os 60 anos da Convenção de 1951 sobre o Estatuto do Refugiado e o 50º aniversário da Convenção de 1961 sobre Redução de Apatridia.
“A exposição evidenciará a solidariedade da sociedade brasileira, num ano turbulento que testemunha uma quantidade significativa de novos conflitos em meio a lutas antigas que perduram”, disse o representante do Acnur no Brasil, Andrés Ramires. “É também uma mostra eloquente da resiliência e talento dos refugiados

Nenhum comentário:

Postar um comentário