MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

BMW apresenta projeto de fábrica no Brasil, diz governo

 

Informação foi divulgada nesta sexta pelo Ministério do Desenvolvimento.
Segundo MDIC, empresa questionou sobre alta do IPI para importados.

Do G1, em Brasília
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) informou nesta quinta-feira (13) que o presidente da BMW no Brasil, Jorg Henning Dornbusch, apresentou, durante reunião com o titular da pasta, Fernando Pimentel, um projeto para uma fábrica no Brasil. O executivo não falou com os jornalistas ao sair da reunião. Procurada pelo G1, a assessoria de imprensa da montadora não confirmou a informação.
O ministério, também por meio de sua assessoria, não informou qual o investimento que a empresa alemã fará no país e nem a quantidade de empregos que poderiam ser gerados, assim como o local da futura fábrica.
Na última semana, o jornal alemão "Handelsblatt" informou que a BMW deverá escolher São Paulo para instalar sua primeira fábrica na América Latina. A publicação citou "fontes" da empresa para informar que um conselho deve aprovar em dezembro os planos para fabricar veículos em São Paulo "porque todos os fornecedores importantes de peças estão lá". Na ocasião, a BMW afirmou que uma decisão só seria tomada ao fim do ano. Outros países estavam sendo estudados.
IPIOutro assunto da pauta foram os questionamentos da empresa alemã sobre a alta do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) em 30 pontos percentuais para carros importados de fora do Mercosul e México. O governo brasileiro acena que pode implementar uma "regra de transição" para as empresas que buscarem se instalar no Brasil.
Outras fábricas de carros
Na última semana, a japonesa Nissan anunciou que vai construir em Resende, no RJ, uma fábrica onde produzirá o compacto March e outros carros derivados da mesma plataforma. A Peugeot-Citroën divulgou nesta quinta que irá se reunir neste mês com o governador do RJ, Sérgio Cabral, para anunciar a "fase 2" de sua implantação no estado. O grupo tem uma fábrica em Porto Real.
Também na semana passada, a chinesa JAC Motors, junto com sua representação no Brasil, conformou planos de instalar-se no Polo de Camaçari, na Bahia. Outra montadora da China, a Chery, inaugurou em julho passado a pedra fundamental da fábrica em Jacareí, SP.
A Fiat, instalada em Betim, MG, também planeja abrir uma nova planta em Pernambuco. A Toyota iniciou no ano passado a construção de sua segunda fábrica no Brasil, em Sorocaba, SP. A montadora já possui uma planta em Indaiatuba, também no interior do estado.
A Mitsubishi projeta uma fábrica de motores no Brasil e pretende ampliar a linha de montagem em Catalão, GO. A francesa Renault também anunciou recentemente o aumento da produção em São José dos Pinhais, PR, onde também são feitos veículos da Nissan. E a General Motors iniciou, em abril passado, a construção de uma fábrica de motores em Joinville, SC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário