MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Atraso na Lei Geral da Copa pôs em risco anúncio das sedes nesta quinta

 

Fifa recebe bem notícia de que presidente Dilma tomará a frente na negociação para aprovação da Lei. Evento em Zurique está confirmado

Por Rafael Maranhão Direto de Zurique, Suíça
 
O atraso na aprovação da Lei Geral da Copa do Mundo é um assunto tão delicado e preocupante para a Fifa que até mesmo o anúncio oficial do calendário e das cidades-sede do Mundial de 2014, marcado para esta quinta-feira, em Zurique, na Suíça, esteve ameaçado de não acontecer.
A situação foi contornada e a Fifa já vê com bons olhos a informação de que a presidente Dilma Rousseff tomará a frente na negociação pela aprovação da lei. Se por um lado havia o temor de que a crise provocada pelas denúncias contra o ministro do Esporte, Orlando Silva, pudesse atrasar ainda mais o caso, a entidade considera que ninguém melhor do que a própria presidente para fazer com que o assunto seja definitivamente resolvido.
A Lei Geral é um conjunto de medidas definidas pelo governo em setembro e que estão em discussão no Congresso Nacional referentes a mais de duas dezenas de pontos, desde a meia-entrada para idosos e estudantes até a comercialização de produtos licenciados e os direitos de imagem e som do Mundial e da Copa das Confederações.
A Fifa espera pela aprovação da lei há mais de dois anos. Os dirigentes da entidade citam como exemplo a Rússia, que já aprovou a lei sete anos antes do Mundial que irá organizar.
- Pode parecer que estamos nos antecipando muito, mas aprendemos com África do Sul e Brasil que é preciso de tempo para se preparar - afirmou o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, em visita à Rússia na semana passada.
Orlando Silva era o representante do governo nas discussões com a Fifa. Ainda que não haja grande simpatia pelo ministro e que a crise no Ministério do Esporte não fosse acompanhada com grande interesse em Zurique, os desdobramentos do caso poderiam trazer ainda mais demora para solucionar o problema da Lei da Copa.
Passada essa ameaça, a Fifa está à espera de um contato com Dilma Rousseff, que está em visita oficial a Moçambique. A entidade também aguarda para saber se a presidente irá nomear algum outro interlocutor para as discussões referentes à Copa de 2014.
O anúncio oficial das cidades-sede e do calendário da Copa do Mundo e da Copa das Confederações acontece nesta quinta com transmissão oficial do GLOBOESPORTE.COM, a partir das 13h20m (horário de Brasília).
Dilma Pelé obras do Mineirão (Foto: Ag. Estado)Dilma esteve com Pelé nas obras do Mineirão no mês passado, a 1.000 dias da Copa (Foto: Ag. Estado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário