MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Após 'freio' na crise, inauguração de shoppings deve ser recorde em 2012

 

Crise de 2008 pôs projetos 'na geladeira'; 42 devem abrir no próximo ano.
Veja a lista que mostra onde estarão os centros de compra.

Anay Cury Do G1, em São Paulo
No próximo ano, o número de inaugurações de shopping centers no Brasil deverá bater recorde: serão 42 em diferentes regiões do país, segundo dados da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). Atentas à expansão da economia brasileira, puxada principalmente pelo consumo das famílias, grandes construtoras decidiram retomar os projetos que haviam sido suspensos em 2008, no auge da crise financeira mundial.
Perspectiva do projeto do shopping Mooca, da BR Malls (Foto: Divulgação)Perspectiva do projeto do shopping Mooca, da BR Malls (Foto: Divulgação)
Nem a crise atualmente vivida pelas economias europeia e americana, que vem derrubando mercados e espalhando o medo de contágio no mundo, impediu que os investimentos fossem ampliados para os próximos anos.

“Em 2008, com a crise [financeira, iniciada nos EUA], houve represamento dos projetos de construção de shoppings, e o reflexo apareceu nos dois anos seguintes. Os investidores ficaram receosos e preferiram esperar. O que veremos em 2012 é a liberação desses projetos, que vão se somar aos que já estavam previstos, atingir esse recorde”, disse o professor do Programa de Administração de Varejo (Provar), da FIA, Eduardo Terra.
 ShoppingCidadeData prevista
1Continente Park ShoppingSão José - SC01/04/2012
2JK Iguatemi ShoppingSão Paulo - SP01/03/2012
3Bourbon Shopping WalligPorto Alegre - RS01/04/2012
4Sshopping PelotasPelotas - RS01/04/2012
5Venda Nova ShoppingBelo Horizonte - MG01/04/2012
6Amapá Garden ShoppingMacapá - AP01/05/2012
7Jundiaí ShoppingJundiaí - SP01/09/2012
8Shopping Pátio BatelCuritiba - PR01/09/2012
9Boulevard Shopping Vila VelhaVila Velha - ES01/10/2012
10Shopping Metropolitana BarraRio de Janeiro - RJ01/10/2012
11Shopping Pátio PindaPindamonhangaba - SP01/10/2012
12Riomar ShoppingRecife - PE01/11/2012
13Shopping Bosque dos IpêsCampo Grande - MS01/11/2012
14Shopping Pátio BotucatuBotucatu - SP01/12/2012
15Shopping Metrô TucuruviSão Paulo - SP1° sem 2012
16Shopping Bela VistaSalvador - BA1° sem 2012
17Itaboraí PlazaItaboraí - RJ1° sem 2012
18Parque Shopping BelémBelém - PA1° sem 2012
19Uberlândia ShoppingUberlândia - MG2° bim de 2012
20Shopping Londrina NorteLondrina - PR2° sem 2012
21Boulevard Londrina ShoppingLondrina - PR2° sem 2012
22Park Shopping Campo GrandeRio de Janeiro - RJ2012
23Shopping Ponta NegraManaus - AM2° sem 2012
24Shopping Pátio MogiMoji Mirim - SP2° sem 2012
25Messejana ShoppingFortaleza - CE2° sem 2012
26Metropolitan GardenBetim - MG2° sem 2012
27São Bernardo ShoppingSão Bernardo do Campo - SP2° sem 2012
28Village MallRio de Janeiro - RJ2° tri 2012
29Park LagosCabo frio - RJ2° bim de 2012
30Shopping Estação BHBelo Horizonte - MGjunho de 2012
31Parc Etoile ShoppingBelo Horizonte - MGnovembro/12
32Golden Square Shopping CenterSão Bernardo do Campo - SPnovembro/12
33Outelt Premium BrasíliaAlexânia - GO1° tri 2012
34Buriti ShoppingMogi Guaçu - SP2° sem 2012
35Unique Shopping MarabáMarabá - PA01/11/2012
36São Paulo Prime OutletsAraçariguama - SP2012
37Shopping Nova 25 de MarçoSão Paulo - SP2012
38Shopping BetimBetim - MG2° sem 2012
39Shopping Nações BauruBauru - SP4° tri 2012
40Shopping Parque das BandeirasCampinas - SPoutubro/12
41Via Vale Garden ShoppingTaubaté - SPsetembro/12
42Shopping Pátio MarabáMarabá - SPoutubro de 2012
Fonte: Abrasce
Ainda que alguns setores da economia tenham sido mais afetados pela crise, como a indústria, o de shopping centers ficaram protegidos porque a demanda ainda tem sido mais alta do que a oferta, principalmente nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste.
“O aspecto demográfico tem contribuído muito, o acesso da população aos centros de compras cresce, e a tendência a longo prazo é impressionante. Acreditamos que esse fenômeno vai gerar prosperidade por um longo período”, afirmou o diretor financeiro da BR Malls, Leandro Bousquet. O plano da maior operadora de shopping centers do Brasil é inaugurar de dois a três empreendimentos a cada ano.

Das 42 inaugurações de shoppings previstas para 2012, seis são na região Norte, em estados como Amazonas, Pará e Amapá. Mas a concentração maior continua sendo no Sudeste, com destaque para as cidades do interior.
“Temos uma demanda muito grande dos varejistas. As grandes redes estão em busca de mais espaço. Antes, para pensar em um projeto, falávamos de cidades de 250 mil habitantes para cima. Hoje, o foco também está em cidades de 100 mil a 150 mil”, disse Marcello Sallum, sócio-diretor da Lumine, empresa responsável pela administração de 11 shoppings nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso.

Hoje, 55% dos shoppings estão em capitais e 45% no interior, de acordo com Sallum. Na década de 1980, a proporção era de 70% e 30%, respectivamente. “Existem capitais com muitos shoppings, terrenos escassos e caros ... estamos diversificando, em busca de novos consumidores e vamos aonde eles estiverem.”
O crescimento do setor, que em 2011 deverá ser de 12%, segundo a Abrasce, está sustentado no recente aumento da sua capitalização. “Os shoppings estão mais capitalizados. Em décadas passadas, os empreendimentos eram financiados por empreendedores. Hoje, há fundos de investimentos, investidores estrangeiros, empresas abrindo capital”, pontuou Adriana Colloca, superintendente de operações da Abrasce.
Os grandes grupos que investem em shopping centers atuam com parceiros internacionais ou fundos de investimento de capital nacional ou estrangeiro, conforme explicou Rodrigo de Castro, especialista em Direito Imobiliário do Campos Mello Advogados. “Exerce atividades no Brasil, por exemplo, um grupo europeu de fundo de investimento especialista em construção de outlets. Em um ano, três empresas especializadas em shoppings centers de outlet europeu nos procuraram para iniciar suas atividades aqui no Brasil. Pode parecer pouca coisa, mas já aponta tendências”, afirmou.
Shopping Hortolândia, que vai ser administrado pela Lumine (Foto: John Torres/Aktus Comunicação e Marketing)Shopping Hortolândia, que vai ser administrado pela Lumine (Foto: John Torres/Aktus Comunicação e Marketing)
No entanto, geralmente o investidor é brasileiro, com fundo de investimento estrangeiro ou investidor estrangeiro que faz parceria com empreendedor brasileiro já estabelecido no mercado, segundo o especialista.

“Existe um mercado consumidor muito forte no Brasil, e os shoppings estão bombando. Se de um lado o mundo fica com medo da crise, de outro vê o Brasil como uma opção segura”, disse Terra.

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