MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 15 de outubro de 2011

Após 40 anos, professor aposentado não quer deixar sala de aula em MS

 

Professor mora em Campo Grande (MS) e já deu aula em diversas cidades.
Neste sábado (15), Dia do professor, ele enfatiza que 'adora ensinar'.

Do G1 MS
Após 40 anos de profissão, o professor Josué Alves Conceição, de 63 anos, que mora em Campo Grande, afirma que não quer parar de lecionar. Neste sábado (15), Dia do Professor, ele contou ao G1 que, mesmo com a aposentadoria garantida, decidiu não deixar as salas de aulas pois “adora ensinar”.
Professor_MS (Foto: Hélder Rafael/G1 MS)Vontade de seguir profissão cresceu depois de visitar aldeia em Dourados (Foto: Hélder Rafael/G1 MS)
O professor lembra que seu fascínio pela educação começou na época em que ainda era estudante, em Presidente Prudente (SP). “Sempre tive ótimos professores, os quais admirava muito”, afirmou. Ele relatou que, em 1967, uma professora de Sociologia organizou uma excursão para Dourados (MS), para conhecer as tribos indígenas de Terenas. “Nós ficamos hospedados em uma escola da aldeia, muito precária e humilde. E foi isso que me motivou ainda mais, senti uma enorme vontade de vir para este estado para mudar isso”.
Em 1972, já formado no magistério, o professor foi para o município de Caarapó, distante 273 quilômetros de Campo Grande, e começou sua história nas salas de aulas. “Foram 40 anos de trabalho no magistério. Trabalhei em outros municípios do interior do estado como Nioaque e Jardim, por exemplo, até vir para a capital. Neste ano, no dia 20 de abril, me aposentei oficialmente”.
Se a pessoa para de trabalhar e não tem mais o que fazer, entra em depressão. Antes que ela me pegasse, voltei para a sala de aula"
professor Josué Alves Conceição,  63 anos
No entanto, ao invés do descanso, o professor preferiu não deixar a profissão e continua dando aulas, como substituto, em escolas públicas e particulares de Campo Grande. “Se a pessoa para de trabalhar e não tem mais o que fazer, entra em depressão. Pelo menos é isso que o povo diz. Então, antes que a depressão me pegasse, eu voltei para as salas de aula”, contou.
Salários
Sobre a questão salarial da profissão, o professor afirmou que a remuneração não está entre as melhores, mas não é das piores. “Ninguém fica milionário dando aulas, mas sobrevive”, disse. “Nunca me preocupei só com o dinheiro, mas também com a satisfação em ser professor”.
Conceição avalia que as vagas de emprego são amplas. Ele contou que, logo que chegou em Campo Grande, arrumou trabalho em várias escolas. “Com poucos dias aqui na cidade eu já fui convidado para dar aulas. Não foi tão difícil, ainda mais com tanto tempo de experiência”, brincou ele.
O professor afirmou que nunca se arrependeu de ter seguido a profissão. “Sempre trabalhei na área da educação, durante minha vida inteira, e nunca me arrependi porque é o que me faz feliz, afirmou.
 
Em MS
Segundo informações da Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul, atualmente 18.330 profissionais, contratados como efetivos e temporários, compõe o quadro de professores do estado.
O órgão informou ainda que o piso salarial no estado está entre os cinco melhores do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário