MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Amazonas deve registrar mais de 2 mil casos de câncer em mulheres

As estimativas são do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Estatística aponta 1.172 neoplasias malignas diagnosticadas em 2010

Do G1 AM
Ministério da Saúde adverte que o preventivo deve ser feito uma vez ao an (Foto: Divulgação)Ministério da Saúde adverte que o preventivo deve
ser feito uma vez ao an (Foto: Divulgação)
O estado do Amazonas deve registrar 2.590 novos casos de câncer de tipos variados em mulheres somente este ano, exceto de pele. A previsão é de 310 diagnósticos de câncer de mama no Estado (49.240 novos casos da doença no Brasil). Já o câncer de útero deve acometer 560 mulheres amazonenses (18.430 no país). As estimativas são do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Na Fundação Cecon, a estatística aponta 1.172 neoplasias malignas diagnosticadas em 2010 contra 1.426 no ano anterior, uma redução de 17,8%. O Setor de Estatística da instituição mostra que, no caso do câncer de mama, foram registrados 248 novos diagnósticos no ano passado contra 324 em 2009, queda de 23,5%. A incidência de câncer de colo uterino também caiu de 218 casos em 2009 para 205, no ano passado, baixa de 6%.

O Ministério da Saúde adverte que o preventivo deve ser feito uma vez ao ano. Se dois exames seguidos apresentarem resultado normal, o exame pode passar a ser realizado a cada três anos. Mas, o Ministério da Saúde aconselha a realizar o preventivo todos os anos, com acompanhamento médico, independente dos resultados anteriores.

Dados positivos
Dados da Policlínica Codajás, no bairro Cachoeirinha, Zona Sul de Manaus, apontam que as mulheres passaram a buscar ainda mais o preventivo, exame que auxilia no combate ao câncer de colo de útero. Segundo levantamento da unidade de saúde, de janeiro a setembro deste ano, cerca de 4.763 mulheres realizaram o exame. Esse número representa um crescimento de 5,85% em relação ao mesmo período do ano passando, quando 4.500 usuárias buscaram o procedimento.

Na Policlínica Codajás são realizados cerca de 30 exames por dia. O serviço está disponível diariamente, das 7h às 16h, no setor Ginecologia e Preventivo. No local, a usuária pode agendar o procedimento e receber as orientações para a realização do preventivo. É necessário apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário