MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Agricultores replantam lavouras destruídas por enchentes em SC

 

Enchentes atingiram região do Vale do Itajaí em setembro.
Perdas chegaram a 100% para a maioria dos agricultores.

Do Globo Rural
Os agricultores do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, têm de replantar boa parte das lavouras de arroz que foram destruídas pelas enchentes no início de setembro. Além de sementes e grãos, as perdas na cidade Ilhota incluem todo o sistema de distribuição da água de irrigação e de drenagem, e os canais que possibilitam a passagem de pessoas e veículos.
O agricultor Anderson Schmitt gastou R$ 30 mil para refazer toda a estrutura e preparar a terra novamente. Só depois disso o arroz pode ser semeado e colheita está prevista para o final de março do próximo ano.
“A gente costuma plantar no início de setembro para ter a brotação, que representa em torno de 30% da produtividade. Como atrasou o plantio, não terá condição de produzir o arroz para obter a brotação”, explica Schmitt.
As perdas chegaram a 100% para a maioria dos agricultores da cidade de Itajaí, que também fica no Vale do Itajaí e é cortada por dois rios.
A agricultora Amélia Cugik ficou sem plantações de alface, cebola, couve e várias outras. A produção era de seis mil unidades por mês, mas hoje não sai nada dos canteiros. Apesar disso, a família arranjou forças e recursos para voltar a plantar.
“Chamamos a Secretaria de Desenvolvimento Social, a pedido da própria comunidade, para que desse um auxílio na área de alimentação com cestas básicas por um período de dois a três meses”, diz Carlos Alberto Rebelo, secretário de Agricultura de Itajaí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário