MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Agricultores de PE preparam e armazenam silagem para o gado

 

Período chuvoso terminou mais tarde, este ano, no agreste de PE.
Criadores iniciam preparo da silagem para os animais durante a seca.

Do Globo Rural
Em 2011, o agricultor Ozano Figueiredo plantou milho em dois hectares da propriedade, que fica na zona rural de Caruaru, no agreste do estado de Pernambuco.
O período de colheita terminou, mas as palhas ressecadas não foram descartadas pelo criador. Tudo vai para a forrageira.
É a chamada silagem. A palha triturada serve de alimento para os animais e fica armazenada em silos improvisados por até seis meses como alternativa durante a estiagem. Quando a forragem acabar, Ozano ainda terá palma e capim para o gado.
O planejamento com o uso de silagem evita que os pequenos criadores tenham gastos com a compra de ração. Tão importante quanto saber a hora certa de começar a preparar o local para o silo, é saber a maneira correta de guardar a palha. “A lona tem que ser bem fechada para não mofar e não apodrecer”, explica o agricultor.
No sítio Lagoa de Pedra, Ednaldo Silva também se prepara. Ele pretende armazenar 150 toneladas de capim. Os custos com a compra de farelo de milho e de algodão chegariam a quase R$ 10 mil até março do ano que vem, mas com a opção da silagem, Ednaldo registra uma economia superior a 50%.
O agrônomo do IPA, Instituto Agronômico de Pernambuco, Fábio César, fala sobre as condições de clima previstas para os próximos dias e a administração dos animais no pasto e no silo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário