MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 17 de setembro de 2011

Uso exagerado de jogos eletrônicos adoece crianças e preocupa pais

 

Tendinite e até hérnia de disco estão entre doenças.
Tratamento inclui sessões de RPG e pilates.

Do G1 BA, com informações da TV BA
Doenças como tendinite e hérnia de disco, que geralmente acometem os adultos, estão atingindo cada vez mais as crianças. De acordo com especialistas, o uso exagerado de jogos eletrônicos, seja em videogames ou computadores, é a principal causa para o aparecimento de sintomas como dores nas costas ou na cabeça.
Aos 10 anos, Victor acabou parando em uma clínica de fisioterapia por causa de uma hérnia de disco. "Eu senti o pescoço doendo muito, minha coluna também”, descreve o garoto.
A hérnia de disco é o nome dado para a lesão que acontece entre os discos que formam a coluna vertebral. Ocorre com as pessoas que não têm uma postura correta no dia-a-dia, forçando as placas.
“A coluna cervical tem uma curva importante. Quando você coloca a cabeça muito para baixo e fica muito tempo em um movimento repetitivo e tensional você empurra os discos que estão nas costas e isso com o tempo vai deslocando e com certeza a inversão dessa curva faz com que você fique em uma situação de risco. Às vezes uma batida que você faz com seu corpo, aquela posição que o jogo do videogame provocou, pode fazer o deslocamento. Às vezes um espirro ou uma virada brusca, ou no balanço do carro, algo que não aconteceria em uma coluna que está com sua curva normal. Na verdade, a grande causa é o tempo excessivo em uma postura inadequada, forçando a estrutura da coluna”, explica Socorro Almeida, fisioterapeuta.
Uso exagerado do videogame por crianças preocupa pais e médicos  (Foto: Reprodução/ TVBA)RPG e pilates estão entre opções de tratamento
(Foto: Reprodução/ TVBA)
Para corrigir o problema, tratamento com RPG, uma técnica de reeducação postural. Victor se submete a duas seções por semana.
“Consequentemente quando esse ser estiver adulto ele já vai estar com uma série de problemas, como desvios na postura da coluna, como fraqueza nas articulações, então vai ser com certeza não só uma criança que apresenta um adoecimento, mas um jovem e um adulto improdutivo", pontua a fisioterapeuta.
Além do RPG, o pilates é mais uma forma de tratamento para as dores de coluna. Apenas em uma clínica de Salvador, que costumava receber adultos e idosos, o número de crianças aumentou em mais de 100%.
“Eu ficava quatro horas em frente ao videogame. Um dia no final de semana eu fiquei sete horas seguidas. Eu ficava com dor de cabeça, meio tonto e enjoado”, revela Marcelo, de 9 anos.
Só a mãe de Marcelo sabe da luta que era tirar o filho da frente do computador. “Principalmente final de semana, quando os primos dele vão para nossa casa e se deixar, bobear, eles ficam horas e horas”, desabafa Marle Costa, mãe de Marcelo. Agora, Marcelo divide o tempo da escola e das brincadeiras com as sessões de pilates.
“A questão do uso do computador e do videogame não é só a questão postural, mas também o movimento repetitivo dos dedos, do punho na posição errada, então a movimentação repetitiva é que vai provocar o adoecimento nos tendões e vai ocorrer realmente um processo inflamatório. Eu já atendi, acompanhei pacientes com quatro anos de idade apresentando lesões por esforço repetitivo”, alerta a fisioterapeuta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário