MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Termelétrica de Mato Grosso deve voltar a funcionar após quatro anos

 

Acordo assinado nesta terça permite volta do fornecimento de gás.
Termelétrica Mário Covas foi arrendada pela Petrobras.

Do G1 MT
Termelétrica (Foto: Arquivo / TVCA)Usina Mário Covas estava parada desde agosto de
2007. (Foto: Arquivo / TVCA)
A usina termelétrica Mário Covas, de Cuiabá, deverá voltar a produzir energia a partir do dia 27 de setembro. O funcionamento da usina, que estava previsto para ser retomado esta semana, foi adiado porque somente na manhã desta terça-feira (13) a Petrobras, a estatal boliviana Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB) e o governo de Mato Grosso assinaram um acordo para que o gás seja transportado até Cuiabá. A usina termelétrica está parada há quatro anos, quando a Bolívia suspendeu o envio de gás natural para a unidade.
A Petrobras arrendou a termelétrica, que passará a produzir 480MW (megawatts) de energia elétrica. A produção de energia da usina é direcionada para o Sistema Nacional Interligado (SIN) tendo a capacidade de atender em 60% da demanda total de Mato Grosso.
A retomada da usina foi anunciada pelo governador Silval Barbosa no fim de agosto, que enfatizou a morosidade para o fim do impasse e burocracia do lado boliviano para assinar o contrato. A usina deverá receber 2,2 milhões de metros cúbicos por dia. O acordo, resultado de diversas negociações entre as partes, está previsto para terminar em dezembro de 2012.
Além do funcionamento da usina, o contrato oferece indiretamente a segurança para o abastecimento do gás veicular no estado. Com a confirmação da usina em funcionamento é garantido o fornecimento do gás para os postos do estado por mais oito anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário