MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Tempo seco contribui para maior produtividade do tomate em MG

 

Produtores do estado estão contentes com a safra.
Produtividade deve passar de 100 toneladas por hectare.

Do Globo Rural
A lavoura vistosa e os frutos bem desenvolvidos são motivo de satisfação para o produtor Eliésio Rodrigues. Em 22 hectares, ele cultiva 250 mil pés de tomates no município de Lagoa Formosa, região do Alto Paranaíba, Minas Gerais.
Eliésio conta que têm ainda outros motivos para comemorar. É que nesta época, com a falta de chuva, é preciso utilizar a irrigação, mas mesmo assim, o custo de produção é menor do que no período de chuva. A qualidade do produto também é melhor. “Temos um controle maior da situação quando não chove. Colocamos água na medida certa e a aplicação de defensivos é menor, gerando produtividade maior com custo mais baixo”.
A cultura do tomate em Lagoa Formosa teve um grande crescimento nos últimos cinco anos. A produção passou de 576 toneladas, para 3,5 mil por mês.
Márcio Amorim dobrou a área plantada e a quantidade de pés de tomates em relação ao ano passado. “A tendência é do mercado reagir e, por isso, a gente dobrou a área plantada”, conta.
Há apenas três anos plantando o fruto, o produtor Denis Caetano também está animado e acredita que vai colher 18 toneladas nos 30 mil pés que possui. Além da boa produtividade, o preço está agradando. Os produtores de Lagoa Formosa estão vendendo a caixa por R$ 30, enquanto o ano passado, o preço ficava na casa dos R$ 10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário