MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 18 de setembro de 2011

Suspeito de fraude bilionária no UBS é ouvido pela Justiça britânica

 

Kweku Adoboli teria provocado perdas de US$ 2 bilhões ao banco suíço.
Banco garantiu que operações não autorizadas não afetaram seus clientes.

Do G1, em São Paulo
O corretor Kweku Adoboli, suspeito de ter provocado a fraude que resultou em prejuízo bilionário para o banco suíço UBS, foi ouvido pela Justiça britânica nesta sexta-feira (17).
A porta-voz da Polícia da City (centro financeiro da capital inglesa) de Londres afirmou que Adoboli, de 31 anos, foi acusado de "abuso de posição e fraude contábil". Ele deve permanecer detido até a próxima semana, quando será ouvido novamente. Adoboli não chegou a apresentar sua versão dos fatos, e falou apenas para confirmar seu nome, data de nascimento e endereço, de acordo com os jornais locais.
O corretor trabalhava com produtos financeiros complexos, no departamento de ETF ("Exchange Traded Funds", fundos cotados na bolsa que se comportam como ações), no setor de ações europeias.
Kweku Adoboli deixa a corte em Londres nesta sexta-feira (16)  (Foto: Reuters)Kweku Adoboli deixa a corte em Londres nesta sexta-feira (16) (Foto: Reuters)
Na quinta-feira, o UBS anunciou a descoberta de um grande prejuízo provocado por uma operação não autorizada em seu banco de investimentos. O banco afirmou, em um comunicado curto, que abriu uma investigação e calcula que as perdas com a fraude podem chegar a US$ 2 bilhões.
A cotação do UBS desabou após o anúncio na bolsa suíça, com uma baixa de 8%.
A polícia britânica informou que um homem de 31 anos foi detido nesta quinta-feira em Londres em conexão com acusações de fraude no UBS.
O UBS tem 6.000 funcionários na Grã-Bretanha. A instituição acrescentou que é possível que esta circunstância leve a uma importante variação nos resultados do terceiro trimestre de 2011 e antecipou a possibilidade de contabilizar perdas.
Em sua breve nota, o banco assegurou que as operações não autorizadas não afetaram seus clientes.
“O banco suíço UBS identificou uma perda associada a operação não autorizada realizada por um operador do banco de investimentos. O caso ainda está sendo investigado, mas o UBS estima a perda em U$ 2 bilhões. É possível que isso leve o UBS a anunciar prejuízo em seus resultados do terceiro trimestre de 2011. Nenhum cliente foi afetado pela operação”, afirmou o banco.
Com informações da Reuters e da France Presse

Nenhum comentário:

Postar um comentário