MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Situação é grave no norte da Bahia por causa da estiagem

 

Na região de Juazeiro, o Rio Salitre secou e já falta água para as famílias.
Distribuição feita por carros-pipas é precária em muitas comunidades.

Do Globo Rural
Céu claro e sol forte são sinais de que tão cedo a chuva não vai cair no sertão. Os moradores do povoado de Pau Preto, no Vale do Salitre, na Bahia, sabem disso e se preocupam. A maioria das pessoas vive da agricultura e da criação de pequenos rebanhos, que já estão ameaçados pela seca.
Onde hoje há um caminho de pedra, deveria existir o Rio Salitre, que abastecia mais de 10 localidades. Para os animais não morrerem de sede, os moradores cavaram um buraco e bebem uma água suja que sai de lá.
Funcionários da prefeitura aprofundaram o buraco para encontrar mais água. Esta tem sido a única solução para os animais. Conforme contam os moradores, a última vez que as águas correram no rio foi no mês de março e de lá para cá, tem sido difícil matar a própria sede.
O major Guilherme Rósiman, do comando militar do Exército no Nordeste, disse que houve atraso no repasse de dinheiro para a operação carro-pipa e que, por isso, não foi possível abastecer as comunidades. Os recursos já foram liberados por Brasília e o atendimento deve se normalizar nos próximos dias.
Sobre os reservatórios quebrados, o Secretário de Agricultura de Juazeiro, Agnaldo Meira, informa que vai enviar uma equipe ao local para resolver o problema.
Mário de Miranda, doutor em meteorologia e coordenador da estação, fala sobre a previsão de chuva para a região e os fatores que influenciam o quadro

Nenhum comentário:

Postar um comentário