MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Secretário diz que tecnologia vai agilizar processos ambientais em MT

 

Há uma semana no cargo, Vicente Falcão fala sobre complexidade da Sema.
Neste mês, Cadastro Ambiental Rural (CAR) poderá ser feito pela internet.

Do G1 MT com informações da TV Centro América
Há pouco mais de uma semana no cargo, o secretário de Meio Ambiente do Estado, Vicente Falcão, disse que entre as ações desenvolvidas para agilizar os procedimentos da pasta e reduzir a burocracia está a adoção de ferramentas tecnológicas. Ele citou, como exemplo, o Cadastro Ambiental Rural (CAR), que a partir deste mês será feito pela internet. "Essa medida vai facilitar o processo de emissão de licenças e, até o final de outubro, temos como meta concluir todos os licenciamentos", adiantou. Falcão substituiu o ex-secretário Alexander Maia.

O novo secretário aponta que tem um grande desafio de readequar os serviços prestados pela pasta à crescente demanda do setor ambiental. Segundo ele, há muita cobrança quanto à agilidade dos andamentos dos processos e justifica que a demora se dá em função da complexidade das ações. "Temos a tecnologia ao nosso favor e vamos aliar essa tecnologia à legislação e à capacidade operacional dos servidores da secretaria", afirmou Vicente Falcão, que é pecuarista e atuou por um curto período como secretário-adjunto de Mudanças Climáticas da Semana.
Apesar de ter sido empossado recentemente, o atual secretário garantiu que já deu tempo para conhecer todo o funcionamento do órgão, assim como a sua complexidade. Argumenta que a Sema é a única secretaria que, ao mesmo tempo em que é responsável pelo licenciamento da atividade, desenvolve a política estadual de meio ambiente e ainda tem que fazer o controle ambiental, por meio de fiscalização. Porém, ele pondera que as tarefas são possíveis de executar.
Quanto à imagem de Mato Grosso perante aos demais estados de que a prioridade é produzir sem pensar nas consequências, Vicente Falcão avalia que os produtores estão mais conscientes em relação a isso. Também assegurou que não irá se omitir e nem negar informações à Comissão Parlamentar de Inquérito que apura denúncias de irregularidades no licenciamento concedido às Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) do estado, a CPI das PCHs. Pelo contrário, ele afirmou que tem fornecido todos os dados solicitados pela comissão e, caso for convocado pelos deputados, garantiu que irá comparecer para prestar eventuais esclarecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário