MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 25 de setembro de 2011

Produtores de melancia podem lucrar até 50% nesta safra em Uruana (GO)

 

Colheita da fruta no munícipio chega a atingir 245 mil toneladas por ano.
'Investimento em adubo e boa irrigação garante colheita perfeita', diz agricultor.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera
O município de Uruana (GO), a 156 km de Goiânia, é considerado o maior produtor de melancia do Brasil. A colheita na região chega a atingir 245 mil toneladas por ano. Com isso, os produtores da região comemoram o pico de safra, que pode durar até o final de setembro deste ano.
João Neto, um dos produtores em Goiás, plantou 70 hectares de "Top Gun", uma qualidade da fruta cultivada no município goiano, e espera ter bons resultados. " Com investimento em manejo e o adubo integrado a irrigação, conseguiremos chegar numa safra perfeita", garante o fazendeiro.
Lucro
Além de vender o produto para Goiânia, João Neto também distribui melancia nos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e o Distrito Federal. Ele garante que neste ano irá faturar cerca de 30% a mais comparado à 2010. " Gastamos R$ 10 mil na produção de cada hectare produzida. Porém, vamos atingir uma lucratividade de 50% nesta safra", acredita Neto.
Qualidade
Com o peso médio de 15 kg cada unidade, as melancias cultivadas nas fazendas da região de Uruana (GO) passam por um aparelho usado para medir a concentração natural de açúcar no produto. " O índice médio de uma boa fruta dessa qualidade é em torno de 10,5%, mas por aqui elas chegam a atingir 12,5%. Esse resultado é considerado excelente", salienta o agrônomo Carlos Andrade.
Transporte
Para as melancias não despencarem do caminhão durante de entrega, é preciso ter cuidado na hora de montar a carga. Além disso, é recomendado ao motorista que trafegue em baixa velocidade. " Tem que ir devagar e prestar atenção se há buracos e desvios na estrada, pois, corre o risco de amassar as frutas", explica Romes Borges, que fará uma entrega à 200 km de Uruana (GO).

Nenhum comentário:

Postar um comentário