MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Produção de queijo é importante fonte de renda para famílias de MG

 

Como o processo é artesanal, a comercialização tem restrições.
Produtores discutem mercado em congresso em Poços de Caldas.

Do Globo Rural
A produção de queijo artesanal garante renda para muitas famílias mineiras. No sítio de José Carlos Oliveira, no município de Caldas, sul de Minas Gerais, a forma de tirar o leite já não é mais como antigamente. Há um ano, ele investiu em equipamentos para fazer a ordenha mecanizada.
Todo o leite produzido é usado para a fabricação do tradicional queijo minas, processo que exige uma divisão de tarefas. Depois que José Carlos e o filho terminam a ordenha, a agricultora Rita Oliveira já está pronta para começar a fazer o queijo.
Tudo é feito de forma artesanal. Cerca de 100 peças fabricadas por semana são vendidas em uma feira na cidade vizinha, Poços de Caldas, e esta é a principal fonte de renda da família.
Segundo a Associação dos Produtores do Planalto de Poços de Caldas, cerca de 500 famílias sobrevivem da atividade. Dos 320 mil litros de leite produzidos por mês, mais de 70% são usados na fabricação do queijo minas frescal, uma tradição que, no caso do produtor Vanderlei Teixeira, vem desde a época do avô. Hoje, ele e a esposa se dedicam a produção de 150 quilos de queijo, por semana.
O município de Poços de Caldas sedia entre 22 e 24 de setembro o 3º Congresso do Leite e Queijo Minas, evento que tem como principal objetivo, o estímulo às mudanças na produção com uso de tecnologias viáveis, que podem ser usadas por pequenos e médios produtores da região.
Marcelo Simão Rosa, coordenador do congresso, fala sobre a produção de queijo artesanal na região com o uso de tecnologias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário