MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Preço do etanol no mundo deve mais que dobrar até 2020, diz estudo

 

No caso do petróleo, alta deve ser menor, de 43,1%.
Alta de preços de combustíveis deve limitar crescimento do PIB mundial.

Bernardo Tabak Do G1, no Rio
Os preços do petróleo e do etanol no mundo devem registrar, até o final da década, altas de 43,1% e 125,9%, segundo estudo divulgado nesta quarta-feira (21) pela Ernst & Young e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). No Brasil, no entanto, a previsão é de que as altas médias sejam menores, alcançando 18,7% e 7% até 2020.
A elevação de preços, resultado do descompansso entre o crescimento da demanda e incorporação de novas reservas, vai limitar o crescimento econômico mundial na década, até 2020. Segundo a pesquisa, a economia mundial vai deixar de crescer 0,52 ponto percentual ao ano por conta do aumento no preço dessas fontes de energia.

“O petróleo, no longo prazo, vai ter uma trajetória ascendente no preço, de 35% a 60% (no mundo) até 2020. A época do petróleo barato acabou”, afirma Fernando Blumenschein, integrante da FGV Projetos. “A principal variável que pode afetar o petróleo no longo prazo é o crescimento do PIB mundial. À medida que a economia mundial cresce, pode se esperar uma pressão sobre o preço do petróleo”, complementa.

Com relação ao etanol, Blumenschein destacou que a oferta não deve mudar muito, nesta década, ao passo que a demanda vai crescer. Sobre o gás natural, o especialista da FGV acredita que, até 2020, o Brasil deve se tornar autosuficiente. “O país, talvez, até se torne um exportador de gás natural”, acrescenta Blumenschein.

Nenhum comentário:

Postar um comentário