MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Pragas e tempo seco prejudicam lavouras de morango de São Paulo

 

Com a queda na produtividade, safra deve ser encerrada mais cedo.
Estado produz 7% da safra nacional de morango.

Do Globo Rural
Produtores de morango de São Paulo enfrentam problemas. Muitas lavouras foram infestadas por pragas e o tempo seco atrapalha o desenvolvimento dos frutos.
Segundo o agricultor Adilson Lopes, o clima é o grande inimigo das lavouras de morango. O ácaro, pequeno inseto que suga a planta, aproveita o ar quente e seco para atacar o pé. “Como não chove, o morango não brota bem e o ácaro toma conta dos pés de morango”, explica.
O tratamento com inseticidas por causa do ácaro custou R$ 25 mil, fora o sistema de irrigação que precisou ser reforçado. Por causa da queda na produtividade, a safra, que normalmente vai até dezembro, deve ser encerrada mais cedo.
Medidas preventivas devem ser tomadas para não deixar que o ácaro tome conta da plantação. “O ideal é fazer um monitoramento do ácaro e tomar uma decisão de uma aplicação o mais rápido possível de um inseticida”, orienta o agrônomo José Braga.
O calor faz o morango amadurecer mais rapidamente, o que deixa a fruta muito menor, causando queda no preço de mercado. Além disso, são necessárias mais frutas para encher uma caixa com morangos miúdos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário